Principal > Turismo > Notícias
Português العربية
    domingo, 20 de agosto de 2017
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Cedro do Líbano ameaçado pelas mudanças climáticas

 Imprimir Arabesq+Agências | 31/07/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O Cedro, símbolo da nação e centro da bandeira libanesa, pode estar ameaçado de extinção, pois diminuiu consideravelmente a quantidade da arvore nos últimos anos no Líbano.

Os cedros crescem em regiões frias e altas, por isso encontraram nas grandes áreas ao sul da Turquia e nas montanhas ao oeste da Síria e do Líbano, um local ideal para seu desenvolvimento.

Por ser considerada a melhor madeira para a construção naval foi usada em tempos antigos de forma indiscriminada, fato confirmado por estudos arqueológicos e pelo conto épico sumério de Gligamesh, datando do segundo milênio a.C.

Essas árvores foram apreciadas pelos antigos fenícios e egípcios, que as utilizavam para construir principalmente embarcações; Os turcos otomanos também abusaram de sua madeira ao longo dos 500 anos que dominaram a região; As forças britânicas, durante a Segunda Guerra Mundial, usaram o Cedro na construção da ferrovia que ligava a cidade de Trípoli à cidade de Haifa.

Era ainda costume queimar-se este tipo de Cedro em diversas cerimónias solenes. Moisés aconselhava os sacerdotes judaicos a utilizarem a sua casca durante a circuncisão e no tratamento da lepra. De acordo com o Talmude, os Judeus queimavam madeira de Cedro no Monte das Oliveiras para anunciar o início do ano novo

Este uso de épocas remotas colaborou significativamente para a diminuição da espécie na região, mas o uso pessoal não regulamentado e o trafico de madeira, somados à mudança climática e o aumento das temperaturas, ameaçam seriamente a existência do Cedro.

Hoje o Cedro cobre no total 21.000 metros quadrados do território libanês. Especialistas acreditam que a idade dessas árvores se aproxima de 2.000 anos, sobrevivendo a todo o abuso do passado, mas as alterações climáticas são a maior causa da diminuição das árvores na última fase. Com o aumento das temperaturas, os cedros, estão tendo seu território limitado cada vez mais às grandes altitudes.

As árvores do Cedro no Líbano estão recebendo hoje atenção e proteção, as que estão na região de Al-Baruk se reproduzem naturalmente, essa região possui 524 espécies de plantas, além de uma rica variedade de pássaros, répteis e animas selvagens dentre eles o porco selvagem, o lobo e a raposa vermelha.

2004 foi ano em que existiu o maior numero de cedros no Líbano no último século, chegando a 28mil árvores, mas o numero decaiu para 21mil em 2005.

A região de Bishere tem os cedros mais famosos no Líbano, mesmo que existam em poucas quantidades, é um destino importante dos turistas.

As regiões que possuem os Cedros foram visitadas por apenas 17 mil pessoas em 2006, já no ano passado o número se reduziu a 14 mil pessoas, resultado da queda do turismo em geral devido às diferenças políticas e a deterioração da situação de segurança no Líbano nos últimos três anos.

Autoridades de turismo no Líbano, acreditam que com o caminhar de uma solução política local podem ter esperança para o regresso dos turistas que ajudam a investir para salvar o Cedro.

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
fabiano sena 30/09/2008 16:40:15
prezados, preciso muito de ajuda de vcs se for possivel. Estou precisando muito de uma vara de mais ou menos 2mts de edro do libano para um evendo de barbarak de meu filho se puderem me ajude ou me informo onde consigo comprar uma pois preciso muito. obrigado pela atençao

vanusa 26/10/2008 05:33:38
gostaria de vere a maior arvore deste cedro do libano , pois acredito q e uma arvore forte , por naturaleza , estou encantada por saber q tem a maior , q tem 15m de circunferencia , e 30 de altura, procurei e não encontrei foto poeria me ajudar por favor. Obrigada.

NEME MOUSSA FOUANI 26/05/2009 13:45:16
GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR MUDAS OU SEMENTES DE CEDRO DO LÍBANO PARA PLANTAR NO NORTE DO PARANA - BRASIL. OBRIGADO.

daniel dos santos 09/08/2010 17:26:23
Essa, arvore tambem foi usada, pelo rei salomâo na construçâo do templo do Senhor.Foi uma obra muito linda como retrata a biblia. Foi com certeza umas das mais cobissadas riquesas que os antigos,desfrutaram do libano.

joaocafruni 26/10/2010 19:49:34
GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR UMA MUDA DO ORIGINAL DE CEDRO DO LÍBANO.NA INTERNET SOMENTE ENCONTRO SEMENTES OU BONSAI OU UMA PLANTA SIMILAR QUE NAO É O ORIGINAL CEDRUS LIBANI PARA UM EVENTO COMEMORATIVO NO SUL DO BRASIL. OBRIGADO.

Antonio Carlos Ferreira 06/11/2010 21:29:31
É, quem sabe, a mais bela árvore do mundo, deveria ser considerada Patrimônio da Humanidade. Merece a atenção de autoridades, para que não acabe ... URGENTE!

william lago 09/02/2011 21:46:30
gostaria de obter mudas de cedro do libano(cedrus libani), onde comprar?

Andréa Matts 11/02/2011 18:47:16
Boa noite gostaria de saber como posso adquirir mudas ou sementes de Cedro do Líbano. Agradeço atenção Andréa

Ramos 03/04/2011 21:11:44
Gostaria de saber qual a altura máxima que uma espécie de cedro pode atingir, e tambem um site que tenha mais detalhes destas espécies .

claudio quissak 18/07/2011 21:03:35
gostaria de receber informações sobre produtores, no Brasil, de mudas de cedro do líbano.

123
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja também
+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.