Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Thursday, April 22, 2021
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Celso Amorim no Oriente Médio para promover cessar-fogo em Gaza

 Imprimir Arabesq | 12/01/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Nesse domingo (11) o ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, iniciou sua viagem ao oriente médio para defender cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

A primeira parada foi na Síria onde encontrou o Presidente Bashar AL-Assad e o chanceler Walid AL-Muallem. Com o final do encontro, Amorim, defendeu o diálogo e disse que o primeiro passo é o de restaurar a paz na Faixa de Gaza.

Amorim afirmou ainda que a Síria é um “importante interlocutor para a paz na região e deve desempenhar um papel construtivo”.

Ao lado do Muallem, o ministro do Brasil lembrou que o presidente Lula defende a realização de uma conferência internacional para encontrar uma solução para o conflito.

Logo após Amorim se dirigiu para Israel onde encontrou a ministra das relações exteriores Tzipi Livni. Após a reunião Amorim reforçou que a solução para a crise na Faixa de Gaza tem que ser por meios pacíficos, e destacou o papel do Brasil como importante interlocutor internacional.

Amorim transmitiu para Israel a posição do Brasil que condena a ação “desproporcional” de Israel na guerra contra a resistência palestina Hamas. O ministro também declarou que o Brasil condena “os ataques terroristas”, mas não pode ficar “indiferente à morte de tantos civis” palestinos.

Amorim evitou dar maiores detalhes do encontro com Livni até concluir suas reuniões desta segunda-feira, em Ramallah (Cisjordânia), com o premier palestino, Salam Fayyad, e o chanceler palestino, Riad Malki.

Na terça-feira o chanceler brasileiro viajará para Amã, onde se reunirá com o rei Abdallah II da Jordânia e seu colega Salá Bashir.

A ofensiva israelense na Faixa de Gaza, iniciada em 27 de dezembro de 2008, já deixou mais de 900 mortos e mais de 3800 feridos, aproximadamente 45% são civis.

com agências internacionais

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.