Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Monday, January 20, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Barco “Al-Karama” alcança porto no Líbano depois de ser danificado por Israel

 Imprimir Arabesq | 30/12/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O barco “al-karama”, palavra árabe para Dignidade, conseguiu alcançar o porto da cidade de Sur no Líbano portando parlamentares europeus e ativistas internacionais que se dirigiam a Gaza na noite passada quando foram interceptados pela marinha israelense que chocou um de seus navios de guerra com o barco, danificando-o, e impedindo o acesso aos portos de Gaza, colocando sob risco de morte todos os seus tripulantes.

O presidente do Líbano Michel Suleiman, ordenou mobilização total das condições do Líbano para salvar a embarcação e seus tripulantes que pretendiam alcançar os portos de Gaza transportando mais de 15 toneladas de mantimentos e ajuda humanitária à população palestina.

A rede de notícias al-Jazeera e as autoridades em Gaza responsabilizaram Israel pela segurança dos ativistas acompanhados por uma equipe da al-Jazeera. E pediram às organizações internacionais de direitos humanos que acompanhem e pressionem pela segurança dos tripulantes.

Em entrevista por telefone via satélite o correspondente da Al-Jazeera na embarcação informava durante a madrugada que o barco teve a frente danificada com o choque causado pela marinha israelense, “a água começou a invadir o barco, e os nossos motores estão paralisados, estamos afogando no meio do nada e somos impedidos de tentar alcançar Gaza... nos dirigiremos aos portos do Líbano, mas temos receios de sermos impedidos de prosseguir pelos israelenses que querem nos forçar a retornas ao Chipre, não temos combustível para isso”, apelou Sami Al-Hajj.

Ainda em águas internacionais a embarcação lançou o pedido de SOS, os tripulantes conseguiram concertar um dos motores e começaram a se movimentar em velocidade lenta rumo ao Líbano, perseguidos durante todo o percurso por três navios da marinha israelense.

“Dignidade veio para ajudar a população de Gaza, mas a sua tripulação foi colocada na situação que a obrigou a pedir ajuda... a situação ficou muito perigosa esperávamos a qualquer instante a ordem do comandante para abandonarmos o barco”, acrescentou Al-Hajj.

O porta-voz do ministério das relações exteriores de Israel, Beghal Palmer, justificou a atitude de Israel dizendo que o objetivo da embarcação é o de provocação ao mostrar apoio ao movimento de resistência islâmica Hamas.

Dignidade já havia conseguido quebrar mais de 4 vezes o cerco israelense à Faixa de Gaza, transportando suprimentos médicos e alimentares para a população que sofria pela falta de alimentos após cerco israelense contínuo de mais de 2 meses.

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
Luiz Amim Murad 12/30/2008 12:41:09 PM
É chegado o momento dos países árabes responderem militarmente. Chega de covardia.

Carlos Tebecherani Haddad 12/30/2008 3:58:54 PM
Israel opera em sintonia fina com os Estados Unidos, como se fossem os donos do mundo. Assim pensam, assim agem. Mas não o são, e essas mentiras são insustentáveis e a iniquidade terá o seu fim, em breve. Os nazistas atuais, Israel e Estados Unidos, pagarão caro por patrocinar esse holocausto palestino.

rinaldo 12/31/2008 7:48:35 AM
Alguns paises tem que se unirem e dar um basta neste mini país que é Israel,pois desde o começo do mundo , que vivem matando civís inocentes isso é abuso de poder e covardia.Quer mostrar que são poderosos e dominar Ásia aos poucos.Que vergonha.

Geraldo José Bohessef 12/31/2008 9:08:40 AM
Israel aprendeu direitinho com os nazistas,só que ainda não usou câmara de gás.Até quando resistirá em usar esse metódo?Acho que tanto Israel,como esses grupos terroristas Hamas,Hisbolá e seus patrocinadores deveriam ser levados a um Tribunal e julgados por crimes contra a humanidade.

jose 1/1/2009 7:04:06 AM
isto e uma vergonha mudial estamo no ceculu 20 eu um cristao sou obrigado ver estes crimis crues contra avida de velos. muleres gradidas . obrasil tem quer fazer algo urgente

jose 1/1/2009 7:11:04 AM
gostaria saber si.a cristao convertido como poderia ajudar. pessoas brasileiras irmao cristo e nossa paz

lucinha 1/1/2009 12:54:27 PM
Esta na hora dos povos árabes dar uma resposta a Israel, estou muito longe desses conflitos, no Brasil, meu namorado é egipcio e esta de viagem para ver sua familia no Sul do Egito, eu estou desesperada por noticias dele, imagina como estão as pessoas que moram na faixa de Gaza,,meu coração está triste e peço aos anjos do senhor e a espiritualidade de interver nisso, meu Deus, quanta crueldade,,,,

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
O barco “al-karama”, palavra árabe para Dignidade O barco “al-karama”, palavra árabe para Dignidade
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.