Síria iça sua bandeira na sede da futura embaixada no Líbano

Receita de Síria iça sua bandeira na sede da futura embaixada no Líbano

A | A
A bandeira Síria foi içada hoje no edifício que abrigará a futura embaixada da Síria no Líbano, em um gesto que simboliza o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

A bandeira Síria foi içada hoje no edifício que abrigará a futura embaixada da Síria no Líbano, em um gesto que simboliza o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, com a presença de três diplomatas Sírios que preparam a sede para a inauguração na próxima semana. Esta será a primeira embaixada do país no Líbano desde a independência de ambas as nações da França nos anos 40.

Na sede diplomática, localizada no bairro de Hamra, no oeste de Beirute, é possível ver também uma placa com a inscrição "Embaixada da República Árabe Síria".
O Ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, anunciou que a embaixada de seu país no Líbano será aberta depois do Natal.

Há poucos dias, o Governo libanês disse que havia nomeado seu embaixador na Síria, sem citar nomes, à espera de obter a aprovação das autoridades de Damasco.

Fontes ligadas à Presidência revelaram que se tratava de Michel Khoury, atual embaixador do Líbano no Chipre, considerado próximo ao presidente Michel Suleiman.

A Síria não anunciou o nome de seu embaixador no Líbano, mas fontes ligadas a Damasco não descartam que Makram Obeid, ex-ministro e atual embaixador de seu país na Espanha, mas outros nomes também circulam.
Em 15 de outubro, após visita do presidente libanês Michel Suleiman à Síria, o Presidente Sírio Bashar Al-Assad assinou o decreto que estabelece relações diplomáticas formais com o Líbano.