Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Thursday, April 22, 2021
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Se agrava a situação em Gaza com o vigésimo segundo dia de cerco israelense

 Imprimir Arabesq+Agências | 26/11/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Israel continua seu bloqueio à Faixa de Gaza, que já entrou em seu vigésimo segundo dia, alegando resposta ao lançamento de foguetes palestinos contra cidades israelenses.

O Primeiro-Ministro israelense, Ehud Olmert, que está visitando Washington, não acredita que os residentes da Faixa de Gaza estão enfrentando uma crise humanitária devido ao fechamento das passagens com Israel, “Israel fez nada de que se envergonhe em Gaza” disse Olmert que responsabilizou o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) pelo o que está acontecendo.

Mas o Sub-Secretário-Geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Lynn Pascoe, pediu de Israel a abertura das passagens para facilitar a entrada da ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Os Ministros das Relações Exteriores do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), reforçaram a necessidade da comunidade internacional de encontrar uma solução para a crise palestina, e pediram a assistência aos palestinos e a garantia de seus direitos.

Os Chanceleres árabes se reúnem nesta quarta-feira (26) em Cairo para discutir a situação interna palestina, o processo de paz e a situação em Gaza.

o governo provisório da Cisjordânia apelou, nesta terça-feira (25), aos países árabes e à comunidade internacional para a pronta intervenção e pressão sobre Israel para interromper o cerco imposto sobre a Faixa de Gaza.

Cerco Desumano

Não param os relatórios de organizações civis em Gaza que demonstram a precariedade das condições de vida e a necessidade da população de recorrer a métodos precários de aquecimento e alimentação pela sobrevivência.

Com o bloqueio israelense a Faixa de Gaza não possui mais combustível necessário para o aquecimento e a produção de energia elétrica, com isso a população começa a usar lenha para sobreviver às baixas temperaturas.

Já as padarias, sem acesso à farinha de trigo, usam farinha produzida de ração de animais para garantir o pão dos palestinos de Gaza.

Os hospitais desativaram muitos dos departamentos para economizar energia elétrica, cortada diariamente, e lutam para garantir atendimento hospitalar, mesmo que precário, pois são impossibilitados de manter pacientes que necessitam de contínuo monitoramento ou dependem de máquinas hospitalares para a sobrevivência.

Gaza também passa por crise de Água. Autoridades alertam sobre o perigo do uso de poços de água litorâneos, já que as estações de tratamento se encontram inoperantes pelo esgotamento das reservas de cloro e a impossibilidade de adquirir peças para a manutenção das estações.

Jornalistas e Agências internacionais estão sendo impedidos de entrarem em Gaza pelas autoridades israelenses.

Agências internacionais de assistência humanitária já declararam estarem inoperantes, frente esgotamento das reservas de ajuda financeira e alimentícia dedicada aos palestinos necessitados.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.