Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Thursday, October 29, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Bloqueio israelense interrompe o fornecimento de pão em Gaza

 Imprimir Agências | 20/11/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

A associação de Padarias palestinas advertiu, nesta quinta-feira (20), que todas as padarias da Faixa de Gaza estarão impossibilitadas de produzirem pão "em, no máximo, dois dias", como resultado do fim de farinha, combustível e dos cortes de energia, caso Israel continue o seu bloqueio a Gaza que já dura mais de 16 dias.

O presidente da associação, Abdel Nasser El-Ajrami, disse que "27 das 47 padarias estão totalmente inoperantes, as vinte restantes trabalham parcialmente devida à interrupção de eletricidade, gás e combustíveis... As empresas de moagem de trigo já pararam de operar".

A companhia de moagem de trigo palestina, a principal fornecedora de farinha em Gaza, anunciou sua paralisação completa pela falta de trigo.

El Ajrami apelou a "todos os partidos e instituições internacionais e de direitos humanos que se movimentem para levantar o embargo e garantir o fornecimento de combustível necessário para garantir a continuidade da produção do pão para a população".

A avicultura também foi prejudicada com a falta de gás para o aquecimento e a ração necessária, sacrificando uma grande quantidade de aves.

Os hospitais de Gaza também se encontram forçados a interromperem o trabalho de muitos dos seus departamentos pela falta de energia elétrica e de combustíveis, representando um forte risco à vida dos mais de 1.5 milhões de palestinos que moram em Gaza.

A situação humana precária motivou inúmeras reações internacionais, como o alerta da UNRWA sobre uma catástrofe humanitária caso continue o cerco israelense aos territórios palestinos.

O Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em uma conversa telefônica com o Primeiro-Ministro israelense, Ehud Olmert, manifestou profunda preocupação com a situação humanitária na Faixa de Gaza, exigindo das autoridades israelenses que concedam passagem à ajuda de organizações internacionais para Gaza. Segundo comunicado oficial das Nações Unidas, Ban Ki-moon, teria exigido “firmemente” a abertura dos meios de transporte de recursos humanitários à Gaza.

No entanto, Israel anunciou que continuará a fechar as cinco passagens que o ligam com a Faixa de Gaza, alegando "a continuidade de disparos de foguetes a partir da Faixa de Gaza para cidades do sul israelense".

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Desespero dos palestinos da faixa de Gaza para garantir o pão do dia seguinte Desespero dos palestinos da faixa de Gaza para garantir o pão do dia seguinte
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.