Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Thursday, October 29, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Parlamento Iraquiano inicia leitura do acordo de segurança

 Imprimir Arabesq | 17/11/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O Parlamento iraquiano começa nesta segunda-feira (17) a leitura do acordo de segurança entre Iraque e EUA, em preparação para discussão e votação do mesmo depois de aprovado pelo governo iraquiano. Autoridades iraquianas esperam concluir a leitura e a aprovação pelo parlamento antes do final deste mês. Khaled al-Attiyah, vice-presidente do parlamento iraquiano prevê a votação para o dia 24 de Novembro.

A aprovação pelo parlamento é necessária para permitir a assinatura do acordo entre o Primeiro-Ministro Iraquiano, Nuri al-Maliki, e o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

segundo o porta-voz do governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, a maioria dos blocos no parlamento demonstrou apoiar o projeto do acordo que regulariza a presença americana no Iraque após o fim do mandato pela ONU no início de 2009 e exige a retirada das forças americanas das cidades iraquianas em 2009 e a retirada completa do país em 2011. Ali também lembrou que o acordo tira a autoridade das forças americanas de invadirem casas iraquianas sem autorização judicial ou governamental iraquiana.

Washington congratulou a aprovação do governo iraquiano para o acordo de segurança e considerou a mesma um passo importante e positivo.

A principal oposição ao acordo é representada pelos seguidores do clérigo Moqtada al-Sadr, embora a inclusão de uma data limite da presença americana, um requisito do clérigo. Alguns grupos sunitas também reprovaram o projeto do acordo que consideram parte do processo de fixação da ocupação americana. Ambos sugeriram um plebiscito para a aprovação ou reprovação do mesmo.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.