Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Tuesday, August 04, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Peres: Israel está pronto para uma paz completa

 Imprimir Al-Jazeera | 23/10/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O Presidente israelense Shimon Peres, expôs a possibilidade de Israel negociar com base na iniciativa árabe para uma paz na região, e disse estar esperançoso para conseguir a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, cativo na Faixa de Gaza, a fim de produzir os resultados desejados.

Durante reunião com se colega egípcio, Hosni Mubarak, hoje, em Sharm el-Sheikh, Peres declarou estar confiante de que o próximo governo israelense prosseguirá o processo de paz para o estabelecimento de dois Estados para os dois povos, salientando que o papel do Egito é de primordial importância para o processo de paz, especialmente, diante das atuais circunstâncias internacionais e Regionais. 

Mubarak disse que os países árabes normalizariam as relações com Israel se o mesmo alcançar um acordo definitivo de paz com os palestinos, e salientou que a iniciativa árabe não é para ser negociada. Mubarak reforçou os esforços que tem usado para libertar Shalit e viabilizar a troca de prisioneiros. 

A visita de Peres ao Egito, ocorre dias após seus apelos para iniciar negociações de paz definitiva com todos os países árabes, tomando como referencia a proposta de paz da liga árabe aprovada em 2002. O presidente de Israel considerou “um erro” as negociações individuais com os Sírios e Palestinos, e defendeu uma abordagem multilateral, que reúna todos os estados da Liga Árabe. "nas negociações individuais Israel pagou muito e obteve pouco, enquanto que nas negociações com todo o mundo árabe, será possível obter garantias e um pacote completo”. Defendeu Peres.

O projeto de paz apresentado pela Arábia Saudita prevê reconhecimento pleno de Israel, por todos os países da Liga Árabe, caso Israel se retira das terras ocupadas em 1967, e aceite uma solução justa para a questão dos refugiados palestinos.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Shimon Peres, Presidente israelense ; Hosni Mubarak, Presidente do Egito Shimon Peres, Presidente israelense ; Hosni Mubarak, Presidente do Egito
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.