Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Sunday, September 20, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


No mesmo dia, Aoun visita o Irã e Geagea o Egito

 Imprimir Al-Jazeera | 14/10/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

As novas movimentações cristãs libanesas, neste momento, estimulam muitas perguntas com as visitas de dois pólos importantes das lideranças cristãs no Líbano, a destinos opostos, refletindo clara contradição não só na situação política no Líbano, mas em todo o Médio Oriente.

Nesta segunda feira, Michel Aoun, atual líder Maronita da mudança e da reforma, considerado membro da oposição libanesa e parceiro do Hezbollah, aterrissou em Teerã, descrevendo Irã de “a nação forte na região, e a mais próxima do Líbano, e tem ajudado o Líbano em seus desafios pela união nacional”.

No mesmo dia, o Líder Maronita das Forças libanesas, Samir Geagea, chega ao Egito, país que vive variados níveis de tensão diplomática com a nação Xiita.

Balança de poder

Para o Dr. Hassan Johnny, professor de direito internacional na Universidade do Líbano, estas movimentações são, por um lado, reflexo direto da mudança do equilíbrio de poderes na região após "a vitória do Hezbollah na guerra lançada por Israel em 2006 e os acontecimentos de maio (referencia aos conflitos partidários internos libaneses)",  e por outro lado "o fracasso das tentativas americanas de isolar a Síria".

Dr.Johnny, acredita que a mudança no poder regional com o surgimento da ‘aliança entre Síria e Irã, em choque com a aliança Egito e Arábia Saudita’, levou os movimentos políticos no Líbano à polarização entre os novos poderes.

Visita atrasada

Embora as visitas tenham causado muita polêmica, o escritor e analista político, Rajeh Khoury, não vê surpresa na viajem de Aoun ao Irã, diferente disso, acredita que tenha demorado para acontecer ‘se levarmos em consideração o nível de aliança entre o seu partido e o Hezbollah nos últimos anos’. Por outro lado, a surpresa fica para a visita de Geagea a Cairo, inesperada pela maioria, ‘nítidamente uma resposta à viagem de Aoun’o que levanta perguntas de ‘conseqüências graves’, pois os cristãos no Líbano podem ter se transformado em campo fértil para o confronto de poderes regionais e internacionais.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.