Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Sunday, September 20, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Síria anuncia decreto que estabelece relações diplomáticas com o Líbano

 Imprimir Arabesq+Agências | 14/10/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O Presidente Sírio Bashar al-Assad assinou, nesta terça feira, um decreto que estabelece relações diplomáticas entre a Síria e o Líbano, a nível de embaixada a ser estabelecida em Beirute, como informa SANA (Agência Síria de Notícias).

O decreto "estabelece relações diplomáticas entre a República Árabe Síria e a República do Líbano" mas não especifica a data de sua efetivação.

• Em 1943 os dois países conquistaram a independência da França

• Em 1976 as tropas sírias entram no Líbano para interromper a guerra civil libanesa e proteger, principalmente, os cristãos Maronitas

• Em 1991, após o fim da guerra civil, ambos assinam tratado de amizade e cooperação

• Em 2005 a Síria retira suas tropas do Líbano sob pressão internacional

Fontes de ambos os governos esperam que as embaixadas sejam abertas antes do fim deste ano, em data a ser anunciada durante a visita, nesta quarta-feira, do ministro das relações exteriores do Líbano à síria.

Um acordo para o estabelecimento de relações diplomáticas, pela primeira vez desde a independência da Síria e do Líbano, havia sido firmado na cúpula de Damasco que reuniu os líderes dos dois países, em 13 de Agosto.

Desde 1991 as duas capitais, Damasco e Beirute, eram ligadas por um acordo de amizade e colaboração na política, economia e segurança. Mas passaram por conturbadas relações políticas desde o assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, em fevereiro de 2005, resultando na retirada das tropas de paz Sírias do Líbano, em abril do mesmo ano.

A cúpula de 13 de Agosto, restabeleceu e aprimorou a normalidade das relações, com as decisões de delimitar as fronteiras, estabelecer representação diplomática e investigar os casos de desaparecidos Sírios no Líbano e libaneses na Síria.

Membros da maioria parlamentar libanesa, que tem criticado a síria nos últimos anos, congratularam o decreto, apesar de terem incentivado dúvidas no passado perante a seriedade da síria em tomar esta decisão, sob alegação de que o país deseja anexar o Líbano ao seu território.

Para a oposição libanesa, o decreto comprova a seriedade e o compromisso da Síria perante independência e soberania do Líbano, e derruba as teorias da maioria parlamentar.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Bashar al-Assad, Presidente da Síria Bashar al-Assad, Presidente da Síria
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.