A polícia israelense deteve ontem, terça-feira, Jeff Helvr, israelense, ativista pela paz e membro da missão “Free Gaza” que quebrou o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza com o auxilio de duas embarcações que partiram de Chipre e ancoraram nas praias da palestina ocupada.
Jeff foi preso ao regressar a Israel através do cruzamento de Beit Hanoun "Erez" ao norte de Gaza.
Helvr que é professor de antropologia na Universidade Ben Gurion e Presidente da Comissão israelense contra demolições das casas palestinas, “está sendo interrogado pela policia de Israel por ter entrado na Faixa de Gaza, desafiando as ordens militares israelenses que proíbem seus cidadãos de fazerem o mesmo” disse Mickey Rosinfeld Helvr, porta-voz da policia de Israel.
Jeff Helvr, criticou através dos meios de comunicação local e regional, a política israelense de ocupação da palestina, e o desrespeito das autoridades pelos direitos legítimos dos palestinos.
Pesca Ilegal
Helvr, acompanhado por três solidários, participou ao longo de um dia inteiro na viagem de pescaria com cinco barcos de pesca palestinos a 10 milhas das praias palestinas da Faixa de Gaza, o dobro da distancia permitida pela Marinha israelense para os pescadores palestinos.
A esposa do ativista, Shoshone Helvr, transmitiu que os soldados israelenses disseram a Jeff quando tentava regressar a Israel que “você chegou em gaza de barco, e é assim que deve sair dela”.
Após uma longa espera no bloqueio israelense, os militares permitiram sua passagem para depois prendê-lo quando chegou aos territórios israelenses.
Em entrevista à Al-Jazeera, Helvr antecipava alguma punição israelense por ter quebrado uma ordem militar que proíbe a entrada de israelenses a Gaza. E mostrou na entrevista estar sem medo destas punições pois seria um preço baixo perante o grande feito ao quebrar o bloqueio.