|
|
|
A secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, Congratulou, nesta quarta-feira, a decisão pelo estabelecimento de relações diplomáticas entre a Síria e o Líbano ao nível de embaixadores, e considerou isso "um passo positivo caso Damasco respeite verdadeiramente a soberania do Líbano”.
Condoleezza Rice acrescentou, na conferência de imprensa, "sempre nos colocamos a favor da normalização das relações entre a Síria e o Líbano com base na igualdade e no respeito da soberania do Líbano".
Para Rice "Agora, se a Síria continuar neste caminho e delimitar a fronteira entre ela e o Líbano, e respeitar a soberania do Líbano, então teremos um avanço importante".
Durante a visita do presidente libanês, Michel Suleiman, à Síria a convite do presidente Sírio, Bashar Al-Assad, os dois presidentes concordaram em estabelecer relações diplomáticas completas, em breve.
Esta é a primeira visita de um presidente libanês à Síria desde 2005.
Os dois presidentes tinham se encontrado anteriormente em Paris na cúpula da União pelo Mediterrâneo, no mês passado, que representou a mudança nas relações políticas regionais e internacionais, em especial no que se refere às relações entre a Síria e a França, conturbadas desde o assassinato do primeiro ministro libanês Rafiq Hariri, em 14 de fevereiro de 2005.
|
|