O jornalista americano Ron Suskind, afirmou nesta terça-feira em entrevista à rádio americana NBR, que a casa branca ordenou a CIA que falsifique uma carta para mostrar alguma ligação entre o ex-presidente Saddam Hussein e os ataques de 11 de Setembro.
Suskind foi divulgar nesse programa o seu novo livro intitulado “The Wye off World”, livro esse que foi imediatamente condenado pela Casa Branca, pela CIA e pelo ex-diretor da CIA George Tenet acusado de transmitir a ordem para a falsificação da carta, partindo da casa branca à CIA.
Tanet negou essa acusação e disse em declaração “Nunca recebi uma ordem desse tipo da Casa Branca e também não conheço ninguém da CIA que tenha participado desse caso”.
Mas o Jornalista Suskind afirma no livro, que suas informações vieram de Rob Richard, ex-Chefe da Divisão da CIA no Oriente Médio e de outras pessoas que tem ligação direta com o fato.
Suskind informa que a Casa Branca teria entregado a George Tenet uma carta com o conteúdo incriminador, pedindo para que seja repassada a Tahir Jalil Habbush, um antigo funcionário da inteligência iraquiana, por sua vez Tahir falsificaria a carta reescrevendo em seu nome seu conteúdo.
O livro explica que Habbush, teria dito nesta carta falsificada em Julho de 2001, que o Iraque recebeu Mohamed Atta, um dos principais responsáveis pelos ataques de 11 de Setembro, e pedido que a equipe de Atta ataque e destrua os alvos americanos.