Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Thursday, April 22, 2021
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Águas contaminadas pelo esgoto no Iraque

 Imprimir Agências | 03/08/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Relatório do projeto de reconstrução do Iraque, alerta sobre a propagação de epidemias, como a cólera, através da poluição ds redes de água potável no país.

Segundo o relatório, dois terços da quantidade de esgoto na capital Bagdá chega sem tratamento adequado às fontes de água potável, e acrescenta que o rio Eufrates tornou-se poluído pelo esgoto, contaminando com isso os canais de água potável.
 
Especialistas ambientais têm receio de que esta situação conduza à propagação da cólera, já que a Organização de Saúde Mundial confirmou 3.300 casos de iraquianos atingidos pela doença no ano passado, causando 14 mortes.

Funcionários iraquianos e americanos afirmaram que a maior parte dos canais de água potável em Bagdá não corresponde às normas sanitárias por conterem águas contaminadas. O próprio Exército americano alertou suas tropas de que a água das torneiras é imprópria para consumo, só podendo ser utilizada para banhos.

Segundo alguns moradores, as águas do rio Eufrates no Iraque não são adequadas mais nem para o nado. Muitos habitantes da província ao norte de Bagdá não encontram alternativa a não ser regar suas plantações com a água contaminada pelo esgoto, podendo com isso contaminar toda a fonte de alimentos da população.

Um porta-voz do Ministério do Meio Ambiente disse que a atual rede de água potável no Iraque existe há mais de meio século, sofre de corrosão e ferrugem, o que favorece a entrada do esgoto na rede.

O Banco Mundial estima em 14,4 bilhões de dólares o custo de reconstrução da rede de saneamento básico no Iraque. Já um funcionário da embaixada americana em Bagdá, que recusou a revelar sua identidade, disse que o custo real é muito maior do que este.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.