Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Wednesday, July 08, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Acordo na declaração ministerial no Líbano

 Imprimir Agências | 01/08/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O Ministro de Comunicação Libanês Tareq Mitri, anunciou, que a comissão redatora da declaração ministerial do novo Governo libanês alcançou um acordo sobre o conteúdo da declaração, após 14 reuniões da comissão.

A declaração será apresentada amanhã (Sábado) ao Conselho de Ministros para aprová-la na próxima reunião.

Mitri acrescentou: “alcançamos o acordo após longo trabalho que resultou em consenso não apenas verbal, mas também a uma compreensão e um compromisso de um trabalho sério”. Ele continuou: “Afirmarmos que os principios da unidade do Estado e sua autoridade, regem as decisões e os rumos do governo”.

Mitri afirmou o direito do Líbano, seu exército, seu povo e a sua resistência em libertar e recuperar seus territórios ocupados.

Os lideres dos partidos e facções libanesas, assinaram um acordo em 21 de Maio passado, na capital do Catar, para formar um governo de unidade nacional que inclua todas as forças políticas do Líbano. Mas enfrentaram dificuldades que atrasaram sua formação até o dia 11 de Julho passado. Desde então, uma comissão formada por alguns ministros foi criada para redigir a declaração do Governo, que deve ser apresentada em 30 dias à Câmara dos Deputados, para receber a votação de confiança que permite a implementação de seu conteúdo.

A comissão se reuniu 13 vezes sem alcançar acordo pela declaração, o impasse tinha sido sobre papel da resistência no novo governo.

O Hezbollah e a oposição queriam acrescentar ao acordo o “direito da resistência”, enquanto a maioria dos partidos quer utilizar a frase “direito do povo libanês”

Na sessão de numero 14 da comissão, foi alcançado o acordo com a seguinte frase: “é o direito do Líbano, de seu povo, e de sua resistência completar a libertação e a devolução de sua terra por todos os meios legítimos disponíveis”.

Com a aprovação do texto da declaração pelo conselho de ministros, e o parlamento, começa efetivamente o trabalho da nova equipe do governo libanês.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.