|
|
|
Anunciada a formação do conselho de cooperação estratégica entre a Turquia e o Iraque. A declaração foi anunciada ontem, quinta-feira, pelos primeiros ministros da Turquia Recep Tayyip Erdogan e o iraquiano Nuri al-Maliki.
O conselho será formado pelos ministros da energia, segurança interna, comércio e o de recursos hídricos de ambos os países, e se reunirá três vezes ao ano.
Erdogan prometeu maior compromisso com as relações em segurança e relações econômicas com o Iraque e convidou os países da região para prestarem mais ajuda à reconstrução do Iraque depois dos anos de guerra. Informando, em coletiva, que os dois países pretendem criar uma área de segurança para eliminar o que chamaram de “ameaça terrorista para ambos”.
Al-Maliki concordou que o tempo é o mais adequado para o desenvolvimento das relações entre a Turquia e o Iraque. Acrescentando que espera maior participação de empresas turcas na reconstrução do Iraque, já que o governo iraquiano foi bem sucedido em desafiar o que chamou de “o terrorismo e as ilegalidades do Iraque” o que permitiu o inicio da fase de reconstrução e investimento.
O primeiro ministro turco informou ter recebido apoio do governo central do Iraque e o regional do curdistão, para enfrentar o partido dos trabalhadores do curdistão (PKK) que foi alvo de diversas investidas militares turcas este ano.
|
|