Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Monday, December 09, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Líderes do Hamas e Fatah se reúnem em Gaza para reconciliação

 Imprimir EFE | 05/12/2011 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Dirigentes do movimento islamita Hamas e do nacionalista Fatah se reúnem neste domingo em Gaza para analisar vários assuntos relacionados com o processo de reconciliação nacional, disseram fontes de ambos os grupos palestinos.

O porta-voz do grupo islamita que governa na Faixa de Gaza, Fawzi Barhum, declarou que os líderes de ambos os movimentos vão abordar as detenções políticas nos territórios palestinos e o fornecimento de passaportes aos líderes e ativistas do Hamas em Gaza.

Segundo Barhum, o encontro dará seguimento aos mecanismos de entendimento alcançado entre o presidente palestino e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, e o chefe do birô político do Hamas, Khaled Meshaal, que foi firmado no último dia 24 de novembro, no Cairo.

Ambos os dirigentes, no mês de maio, assinaram na capital egípcia um pacto de reconciliação, ainda pendente pelas diferenças de ambas as facções sobre a repartição das pastas no futuro governo de união nacional.

Em seu último encontro de novembro, Abbas e Meshaal afirmaram terem deixado para trás suas diferenças, além de prometerem adotar medidas concretas para pôr em prática o acordo firmado, que estipula a formação de um governo transitório integrado por tecnocratas até a realização das eleições de maio de 2012.

Uma convenção nacional, reunindo todos os grupos políticos palestinos, também deverá ser realizada no próximo dia 20 no Cairo, onde os líderes vão estudar a reestruturação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e a realização das futuras eleições.

As últimas reuniões entre os dois grandes grupos palestinos deixam para trás quatro anos de dissensão e divisão política, com um Governo islamita que governa em Gaza e outro leal à Autoridade Nacional Palestina (ANP) na Cisjordânia.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.