Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Wednesday, November 25, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Rei da Arábia Saudita anuncia direito de voto e elegibilidade às mulheres

 Imprimir Arabesq | 26/09/2011 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O rei Abdullah da Arábia Saudita anunciou neste domingo o direito de voto e elegibilidade nas eleições municipais às mulheres, em um discurso pronunciado diante do Conselho da Shura, uma espécie de Parlamento, formado por 150 membros, embora sem poderes legislativos. O rei saudita decidiu permitir também a inclusão de mulheres no conselho. A participação delas nas eleições municipais começa dentro de quatro anos, como eleitoras e candidatas.

"Já que nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papeis que cumprem a Sharia (lei islâmica), decidimos, após deliberação com nossos sábios e outros, envolver as mulher no Conselho da Shura como membros a partir do próximo mandato. As mulheres poderão participar como candidatas e terão direito a voto", afirmou.

Esta é a primeira vez que a mulher saudita terá o direito de votar e se candidatar a um cargo no reino, onde apenas eleições municipais são organizadas. Ativistas no país há muito tempo pedem maiores direitos para as mulheres, que estão impedidas de viajar, trabalhar ou ter operações médicas sem a permissão de um parente do sexo masculino e são proibidas de dirigir.

Desde 2005 o rei Abdullah tem comandado um projeto reformista que foi acelerado sob o calor da primavera árabe, os sauditas participaram de vários protestos, o mais importante em 17 de junho quando ativistas desafiaram a proibição de dirigir e guiaram carros pela cidade.

Em 24 de agosto, a Polícia deteve a ativista Mayla Hariri por desafiar essa proibição em uma cidade ao oeste do país. Organizações internacionais como Anistia Internacional pediram às autoridades do reino que parem de tratar as mulheres como cidadãs de segunda classe e concedam direitos.

A Arábia Saudita é o único estado do Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico, formado por Emirados, Omã, Catar, Bahrein e Kuwait, com conselho consultivo no qual é permitida a participação feminina.

Com agências internacionais

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
omar r da silva 9/27/2011 6:54:16 PM
concordo mas mulheres tem de ter mais igualdade de direitos nao de deveres chega de humiljaçao de mulheres

ronaldo anselmo ferreira 10/3/2011 6:04:11 AM
eu acho que rei da arabia saudita fez certo as mulheres tem mesmo direitos que homens agora fala pra ele manda uns troco pra mim valeu vc é o melhor dos brasilheiros

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.