Oficial russo: Kadafi está pronto para renunciar com garantias

Receita de Oficial russo: Kadafi está pronto para renunciar com garantias

A | A

Moscou: o líder líbio Kadafi Mummar está pronto para ceder o poder em troca de garantias de segurança, segundo um alto funcionário russo, não identificado, citado na edição de terça-feira do diário Kommersant Business.

A reportagem foi publicada um dia depois do encontro entre o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, e o presidente da Rússia Dmitry Medvedev para tratar da Líbia.

"O coronel (Kadafi) está enviando sinais que ele está pronto para ceder o poder em troca de garantias de segurança", afirma o oficial que pediu anonimato.

segundo a fonte, a França é o país que mais mostrou disposição para desempenhar um papel de descongelamento de algumas das contas da família Kadafi e ajudá-lo a evitar o julgamento no Tribunal Penal Internacional em Haia.

A cúpula

O comentário do oficial russo aconteceu um dia depois da discussão entre Anders e  Medvedev sobre a Líbia durante um encontro agendado na cidade de Sochi.

A Rússia tem criticado o âmbito e a intenção da campanha internacional, enquanto a Otan diz que o pedido de cessar-fogo de Moscou deve ser respaldado com garantias verificáveis por parte do governo de Trípoli.

Os dois lados não relataram progressos imediatos nas negociações de segunda-feira.

Com agências internacionais