Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Wednesday, November 25, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


The Guardian: Grã-Bretanha espiona os muçulmanos

 Imprimir Arabesq | 19/10/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O jornal britânico The Guardian revelou que o governo britânico criou um programa para espionar muçulmanos "inocentes" e formar um banco de dados sobre os mesmos.

De acordo com documentos obtidos pelo jornal, o governo quer reunir informações sobre as orientações políticas e religiosas, a saúde mental e a atividade sexual, entre outras, relativas a muçulmanos comuns sem suspeitas ou acusações. A “ficha de informações” seria mantida até que o muçulmano atingisse cem anos de idade.

O governo britânico negou que o programa realizado a um custo de US$ 222 milhões é uma fachada para espionar os muçulmanos na Grã-Bretanha. No entanto, fontes estreitamente associadas a este tipo de programa dizem que o mesmo inclui a coleta de informações sobre muçulmanos não envolvidos em atividades criminosas.

O jornal deu exemplos do programa de espionagem como a restrição imposta ao financiamento de um projeto de saúde mental para muçulmanos na província de Midlands condicionada ao envio de dados completos dos pacientes ao governo.

Grupos islâmicos receberam com preocupação a notícia e consideraram a medida um escândalo que deve ser investigado por uma comissão parlamentar já que atinge a comunidade muçulmana e a trata como cidadãos de segunda classe.

A diretora das liberdades civis na organização “liberty”, Shami Chakrabarti, declarou estar em choque com o novo programa de espionagem que considera ser o maior contra pessoas inocentes na história moderna do país, visando atingir um grupo de indivíduos pela religião que seguem.

Com al-jazeera

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
Rubens Alcindo 10/20/2009 3:39:37 PM
Meus antescedentes éram, Mulçumanos e eu agradesço pela formação moral e inytlequitual que me passaram, da mersma eu só temho que agradescer, agora vem os britanicos avaliar oque cultura religiosa que protege a coroa e seus imteresse tanto dentro da Inglaterre como fora derramando samgue de inocentes, até cuando vamos ter as Cruzadas.

thales 10/21/2009 12:35:51 PM
infelizmente os justos pagam pelos injustos isso tudo é preconceito,o povo árabe é uma das culturas mais admiraveis do mundo e estão sendo vitimas de preconceito por causa do 11 de setembro a sociedade capitalista está c sentindo ameaçada pelo árabes.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.