Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Wednesday, July 08, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Obama: Solução de dois estados é para a segurança de Israel

 Imprimir Arabesq | 29/05/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu novamente nesta quinta-feira (28) a criação de um Estado palestino e exigiu de Israel o fim da colonização dos territórios palestinos. Afirmando acreditar que a solução de dois estados é para a segurança de Israel.

Obama disse que continuará a exercer pressão sobre o Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu, impondo o congelamento completo na construção e expansão de assentamentos israelenses ilegais em territórios palestinos, e defende a criação de um Estado para os Palestinos. Obama também enfatizou que a obrigação de Israel feita em 2003 em um acordo de paz no Oriente Médio inclui "o fim dos assentamentos e a certeza da viabilidade de um Estado palestino”.

O presidente norte-americano se encontrou com o presidente palestino Mahmoud Abbas nesta quinta-feira no Salão Oval da Casa Branca. Obama disse que não definirá um calendário "artificial" para a criação do Estado palestino, mas também disse que o tempo não pode ser desperdiçado.

Obama também pediu aos palestinos que interrompam o que chamou de “violência contra Israel e o estimulo do sentimento anti-israelense”. Mas Abbas garantiu que os palestinos cumprem todas as suas obrigações e respeitam todos os acordos e tratados assinados no passado.

O encontro entre os líderes se dá dez dias depois de o presidente dos EUA ter recebido o primeiro-ministro isralense Benjamin Netanyahu. O governo de Netanyahu rechaçou a afirmação de secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton que disse que os assentamentos ilegais devem parar, incluindo o "crescimento natural" de enclaves existentes que o primeiro-ministro israelense jurou que tem de continuar.

Com agências internacionais

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.