Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Sunday, September 20, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Novo governo da ANP toma posse em Ramallah

 Imprimir Arabesq | 20/05/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O novo governo da ANP (Autoridade Nacional Palestina) tomou posse nesta terça-feira, em cerimônia oficial, em Ramallah (Cisjordânia), na presença do presidente palestino, Mahmoud Abbas. O economista Salam Fayyad é o novo premiê. O movimento de resistência islâmico Hamas, que comanda a faixa de Gaza, já avisou que não reconhece o novo gabinete.

Com 23 ministros, o recém-empossado governo palestino é um dos maiores dos últimos anos e tem membros do Fatah e da Frente Democrática pela Libertação da Palestina (FDLP), entre outros. O Hamas qualifica o gabinete de um "golpe" ao processo de reconciliação nacional que as diferentes facções palestinas mantêm no Cairo (Egito).

"A decisão de Abbas de formar um novo governo na Cisjordânia nestas circunstâncias e enquanto ocorre o diálogo nacional reforça o caos constitucional e legal", afirmou Fawzi Barhum, porta-voz do Hamas.

Economista independente, Fayyad --que integra o Fatah-- possui reputação internacional pelo seu trabalho no Banco Mundial e no FMI (Fundo Monetário Internacional) e por ter refeito as combalidas finanças da ANP quando foi ministro das Finanças, de 2002 a 2005. Empossado, Fayyad acumulará as funções de premiê e ministro das Finanças.

Em março passado, Fayyad chegou a anunciar sua renúncia porém, mais tarde, desistiu e anunciou que permaneceria no cargo enquanto durassem os diálogos de conciliação com o rival Hamas. Não houve acordo, e os dois movimentos adiaram as negociações para julho.

O atual ministro das Relações Exteriores, Riyad al Malki, fica no cargo. O ministério-chave do Interior, que dirige os serviços de segurança, foi entregue a Said Abu Ali, o atual governador de Ramallah, que sucede Abdelrazak al Yahya.

Para o Hamas, qualquer governo que não é avalizado pelo Parlamento não tem legitimidade.

Com agências internacionais

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.