Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Sunday, September 20, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Radical chanceler israelense visitará Brasil

 Imprimir Arabesq | 18/05/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Oito dias após o cancelamento da viagem a Brasília do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, anunciou na quarta-feira (13) que o chanceler israelense, Avigdor Liberman, visitará o país em julho.

Diante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Amorim também mencionou planos de visita do presidente de Israel, Shimon Peres, no segundo semestre.

A Embaixada de Israel confirmou os preparativos para receber Liberman, conhecido pela retórica dura contra a minoria árabe israelense e por rejeitar concessões aos palestinos, não reconhecendo acordos prévios entre Israel e a Autoridade Palestina.

O pedido para visitar o Brasil foi feito pela Chancelaria israelense à Embaixada do Brasil em Tel Aviv como parte de um esforço do governo de Israel para ampliar sua área tradicional de atuação diplomática. Devido à intensificação dos laços com o Irã, a América Latina é a principal região contemplada pela estratégia.

A perspectiva de visita a Brasília de Ahmadinejad, que questiona a dimensão do Holocausto, alarmou Israel que exigiu do governo brasileiro esclarecimentos sobre suas convicções no tema, o que, segundo fontes diplomáticas, teria gerado um desconforto entre a diplomacia Brasileira e a Iraniana, resultando no cancelamento da viagem do presidente iraniano ao Brasil. Oficialmente, o presidente do Irã anulou a visita na última hora devido ao acirramento das tensões domésticas que antecedem a eleição presidencial de junho, na qual ele buscará manter o cargo.

A visita do polemico chanceler israelense, tido como um obstáculo para a paz, pode provocar reação diplomática semelhante de embaixadores árabes que devem pedir esclarecimentos das posições do Brasil diante as declarações ‘preconceituosas’ do chanceler contra os árabes. E solicitar que sejam firmadas, diante da diplomacia israelense, as convicções brasileiras pelos direitos palestinos a um estado independente e ao retorno dos refugiados, além do fim da ocupação israelense de todos os territórios árabes.

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
Hermes Halley 5/18/2009 11:26:34 PM
Devemos nos organizar e erguer faixas com os dizeres racistas desse racista!

Fernando 5/19/2009 4:54:29 PM
Concordo, está na hora de nos organizarmos mesmo, e protestar antes de sua vinda, alem de exigir dos nossos embaixadores que questionem a diplomacia brasileira sobre a visita e os conceitos defendidos por esse sionista.

fatima 5/21/2009 9:30:41 AM
Acho que devemos nos mobilizar em todo o país, chamar a imprensa para divulgar e mostrar quem é esse carniceiro!

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
O chanceler israelense, Avigdor Liberman. O chanceler israelense, Avigdor Liberman.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.