Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Tuesday, July 14, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Egito: A capacidade nuclear israelense ameaça o Oriente Médio

 Imprimir Arabesq | 04/05/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Cairo confirmou que a capacidade nuclear israelense representa a primeira e a maior ameaça para a segurança da região do Oriente Médio. Advertindo que as políticas ocidentais baseados em pressionar o Irã para abandonar o seu programa nuclear estão condenadas ao fracasso enquanto ignoraram as capacidades nucleares de Israel.

A afirmação foi realizada a jornais locais nessa segunda-feira (4) pelo porta-voz do ministério das relações exteriores do Egito, Hossam Zaki, garantindo que a posição do Egito favorável ao desarmamento e a não-proliferação nuclear visa proteger e manter a segurança do Egito e dos árabes, frente todo quem pretende desestabilizar a segurança regional.

O porta-voz esclareceu que o Egito busca um consenso global quanto ao tratado de não proliferação de armamento nuclear, pois representava uma garantia para todos os Estados. Hossam disse que a existência de armas de destruição em massa (especialmente as nucleares) com alguns Estados é uma violação do equilíbrio de poder e incentiva a corrida armamentista.

Dois pesos duas medidas

Zaki acrescentou que o Egito mantém a sua posição requerente da aplicação justa do TNP, evitando a política de dois pesos e duas medidas.

Para Zaki, a única forma de resolver o problema de armas de destruição em massa na região, incluindo o iraniano, é com a solicitação de Israel para aderir ao tratado de não proliferação de armas nucleares.

Na conclusão de suas declarações ele ressaltou que os Estados Árabes não podem ficar de braços cruzados diante a proliferação de armas nucleares no Oriente Médio, e não permitirão a Israel continuar a possuir armas nucleares e o Irã continuar a desenvolver seu programa nuclear sem que tomem medidas para manter sua segurança.

Com al-Jazeera e a agências alemã

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Reator nuclear israelense de Dimona no deserto de Negev Reator nuclear israelense de Dimona no deserto de Negev
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.