Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Sunday, September 20, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Tribunal pede soltura dos oficiais detidos por envolvimento no assassinato do Hariri

 Imprimir Arabesq | 29/04/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Daniel Francine, Juiz de Pré-Julgamento do Tribunal Internacional para o assassinato do Rafik AL-Hariri, Pediu a libertação dos quatro generais detidos no Líbano há aproximadamente quatro anos, sob suspeitas de envolvimento no assassinato.

Francine afirmou ter tomado a decisão com base nos artigos 62 e 68 da Lei do Tribunal de Justiça, que impedem a detenção prolongada de qualquer pessoa sem acusação.

A decisão foi resultante da compreensão do procurador-geral do tribunal, Daniel Bellemare, de que não há provas suficientes que justifiquem a detenção dos generais libaneses, pedindo, portanto, a libertação dos mesmos com a recomendação do zelo pela segurança deles e de seus familiares.

Os generais Jamil Al-Sayyed, Ali Hajj, Raymond Azar e Mustafa Hamdan, foram detidos em agosto de 2005, seis meses após o assassinato do Hariri por recomendação do primeiro investigador do caso, Detlev Mehlis, e do bloco governista liderado por Saad Hariri, filho do Ex-Primeiro-Ministro Libanês, que acusava a Síria da autoria do atentado.

Segundo fontes, a Libertação dos generais deve ocorrer nas próximas horas e pode afetar significativamente os resultados das próximas eleições parlamentares no Líbano, previstas para Junho de 2009, já que atinge diretamente a credibilidade do bloco governista acusado de politizar a questão do assassinato pelo bloco opositor liderado pelo Hezbollah de Hassan Nasrallah e pela Corrente Nacional Livre de Michel Aoun. Já os governistas discordam de possíveis conseqüências negativa, afirmando que a decisão do tribunal só reforça a credibilidade e a imparcialidade do mesmo e de seus idealizadores.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Daniel Francine, Juiz do Tribunal Internacional para o assassinato do Rafik al-Hariri Daniel Francine, Juiz do Tribunal Internacional para o assassinato do Rafik al-Hariri
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.