Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Thursday, April 22, 2021
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Síria se dispõe a traçar fronteiras com Líbano excluindo Chebaa

 Imprimir EFE | 17/04/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Beirute, 17 abr (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al-Assad, está disposto a que seu país delimite as fronteiras com o Líbano, com exceção das Fazendas de Chebaa, que ainda permanecem ocupadas por Israel, segundo declarações publicadas pelo jornal diário libanês "Al Akhbar".

Após uma visita ontem de intelectuais libaneses a Damasco, o jornal publicou hoje que Assad afirmou que "abordar o tema agora favoreceria Israel".

Israel ocupou as Fazendas de Chebaa na Guerra dos Seis Dias, de 1967, junto com as Colinas do Golã, Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Península do Sinai, depois devolvida ao Egito após a assinatura, em 1979, de um tratado de paz entre os dois países.

Para Assad, a questão do estabelecimento das fronteiras entre Síria e Líbano, diz respeito só aos dois países, por isso rejeitou a intervenção das Nações Unidas.

"A ONU não tem nada a ver nesta questão, quando a demarcação estiver completa informaremos à ONU", disse.

Alguns políticos libaneses argumentam que as Fazendas de Chebaa pertencem à Síria, mas a Síria, por sua vez, admite que esta zona de 40 quilômetros quadrados pertence ao Líbano.

A retirada de tropas sírias do Líbano aconteceu após 30 anos de presença, em maio de 2005, após o assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, que provocou grandes manifestações.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.