Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Wednesday, November 25, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Começa no Catar a Cúpula Países Árabes - América do Sul (ASPA)

 Imprimir Arabesq | 31/03/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O emir do Qatar, xeique Hamad Bin Khalifa al-Tani, abriu nesta terça-feira a segunda reunião de cúpula de países árabes e sul-americanos, que tem a participação de oito chefes de Estado da América do Sul, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e visa estender os laços culturais entre as duas regiões e reforçar a cooperação mútua.

Após a abertura do encontro, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, tomou a palavra para saudar a reunião, que deve servir para o "fomento do diálogo e o conhecimento de nossos povos".

"Há várias semelhanças entre os Estados (sul-americanos) e o mundo árabe, especialmente (...) no desejo de progredir e no tipo de obstáculos que enfrentamos", afirmou o chefe de Estado catariano, xeique Hamad bin Khalifa al-Thani no discurso inaugural da cúpula.

Também estão em Doha o presidente venezuelano Hugo Chávez, o boliviano Evo Morales, a argentina Cristina Kirchner e o paraguaio Fernando Lugo, além dos presidentes do Suriname, Runaldo Ronald Venetiaan, e da Guiana, Bharrat Jagdeo.

A cúpula aberta hoje é continuação dos esforços que começaram em 2005 no Brasil e coincide com a intenção das duas regiões de intensificar a relação sul-sul.

Declaração de Doha

Ao final das reuniões de apenas um dia, é esperada a divulgação da “declaração de Doha” que recomenda aprofundar as relações bilaterais na política, economia e cultura.

A declaração deve também citar a importância de uma paz justa e completa no Oriente Médio, de acordo com a proposta árabe, Terra pela Paz e as resoluções internacionais. O anuncio deve citar a necessidade da retirada israelense de todas as terras árabes ocupadas em 1967, e o fim dos assentamentos israelenses em territórios ocupados.

Com agências internacionais

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.