Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Tuesday, July 14, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Vicentinho: A atitude de Israel contra o povo palestino é terrorismo de Estado

 Imprimir Arabesq | 26/02/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Durante a abertura do 23º Congresso Islâmico da América Latina e Caribe, realizado em São Bernardo do Campo, o Portal Arabesq entrevistou o Deputado Federal Vicentinho que representou no evento o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitindo uma mensagem de apoio e defesa da luta pela tolerância religiosa.

Arabesq: O senhor veio aqui representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do congresso Islâmico America Latina e Caribe, qual é a importância da comunidade muçulmana e árabe para o Brasil.

Vicentinho: “A comunidade árabe tem influência em tudo na nossa vida. Especialmente na comida e no seu jeito solidário. Eu até acho que o povo árabe é muito parecido com o povo nordestino. É uma irmandade muito grande, a gente constata isso no cotidiano. Nós temos atuado muito juntos agora na luta pela paz. Somos irmãos e trabalhamos juntos pelo Brasil.”

Arabesq: Qual é a posição do Brasil quanto os ataques israelenses em Gaza que levaram à morte mais de 1450 palestinos?

Vicentinho: “A primeira vez que ouvi falar em intifada e nos movimentos do povo palestino foi há 25 anos atrás, na frente de uma mesquita, quando nós operários lutávamos contra a ditadura militar. Nós solidarizamos com a luta pela liberdade, pela dignidade e pela vida do povo palestino.”

“O Presidente Lula e o governo brasileiro têm uma posição muito clara a respeito do drama vivido no Oriente Médio, mas a minha posição é mais dura do que a posição do Brasil que é diplomático. O Brasil reagiu na época rechaçando a grande violência que o governo brasileiro chamou de desproporcional. A atitude de Israel foi inaceitável, e o governo brasileiro se manifestou publicamente embora tenha relações diplomáticas tanto com a palestina quanto com Israel.“

“Na minha opinião a atitude de Israel contra o povo palestino é uma que chamo de terrorismo de estado. Em nome do combate ao terrorismo eles [Israel] oficializam essa atitude. Matando inocentes, não trazendo a paz e colocando os palestinos cercados como se fossem animais. A Faixa de Gaza, Jerusalém e os outros lugares na palestina, são sagrados. E o povo que vive neles deve ter o direito de ir e vir, comer, viver e trabalhar. Não estamos aqui professando a extinção do estado de Israel, mas questiono sua atitude. Se for verdade que o povo judeu sofreu o que sofreu durante a II Guerra Mundial, o governo de Israel já mais poderia reagir do mesmo jeito com o qual eles sofreram.“

“O meu partido já tem sua posição definida no congresso há muitos e muitos anos, nossa posição é o direito à terra é o direito à Paz. Ninguém nunca concorda com o jogo em que de um lado tem alguém com mil metralhadoras para enfrentar aquele que está apenas defendendo a vida. Não aceitamos o terrorismo de estado. Combatemos todo tipo de terrorismo. Mas o mais grave é o terrorismo de estado. Nada é mais justo do que nascermos em paz e sermos tratados como seres humanos. Nada é mais importante do que a luta pela dignidade humana.”

Arabesq: O Presidente Lula e os partidos de esquerda, em geral, têm tomado posições claras e fortes em apoio à causa palestina, especialmente antes de alcançar o governo. Posição muito semelhante dessa que o senhor declara hoje. Com isso esses partidos ganharam o apoio de importante parte da comunidade árabe e muçulmana no Brasil. Mas após alcançar o governo vemos surgirem muitas críticas sobre o Tratado de Livre Comércio (TLC) assinado entre o MERCOSUL e Israel . O que acha disso?

Vicentinho: “O Presidente Lula é o primeiro presidente da república do Brasil a visitar o Oriente Médio. O único chefe de estado que visitou anteriormente foi Dom Pedro Segundo em uma viagem turística. Mas Lula não só foi ao Oriente Médio. Lula teve a coragem de enfrentar todos os desafios e realizar aquele grande encontro em Brasília entre a América do Sul e os países árabes. Não posso falar da posição do governo pois não tenho conhecimento sobre os detalhes do Tratado.”

Arabesq: Mas qual é a sua posição pessoal sobre um tratado de livre comércio privilegiando um estado que anda em contramão com o direito internacional?

Vicentinho: “Eu acho que o tratado de livre comércio deve beneficiar todos os países, sem descriminar ou privilegiar um ou outro país. Mas como não tenho muito conhecimento sobre o acordo prefiro não falar a respeito.”

Comentando o discurso e as declarações do deputado Vicentinho, o embaixador da palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben, afirmou que “isso prova a justiça da causa palestina e sua dimensão humanitária, que não pode ser ignorado por alguém. Pois a injustiça que passa o povo palestino não tem precedentes na história. A consciência da opinião pública internacional está do nosso lado, pois a causa palestina é a causa da consciência humana”.

Arabesq: Apesar das posições positivas que vemos do governo brasileiro quanto à causa palestina, o Brasil está para ratificar o TLC com Israel. Qual é a sua opinião sobre isso?

Al Zeben: “Eu acho que esse tratado não será ratificado a curto prazo, tenho informações de que não será assinado no futuro próximo. Trabalhamos para que Israel não seja recompensado por seus crimes. Já dialogamos com o governo brasileiro e outros amigos na América Latina para que Israel não seja recompensado. Recebemos respostas positivas dessas nações. Devemos combater o agressor e o usurpador em todas as frentes. Essa é uma guerra. E essa é outra frente na qual desejamos derrotar Israel”.

 Imprimir
COMENTÁRIOS
 
Rosemar Prota 7/11/2010 10:59:18 PM
Concordo com Vicentinho que todas as nossas ações têm de ser em prol da paz e do respeito global.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Deputado Federal Vicentinho Deputado Federal Vicentinho
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.