Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Wednesday, July 08, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Pesquisa: Cresce apoio dos palestinos ao Hamas após conflito em Gaza

 Imprimir Arabesq | 05/02/2009 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Pesquisa de opinião mostra que a maioria da sociedade palestina apóia a resistência armada, e considera o Hamas vitorioso na guerra contra Israel em Gaza.

O estudo, publicado nessa quarta-feira (4) na Cisjordânia, mostra notável crescimento da popularidade da resistência Islâmica palestina e de seus líderes em comparação com 2008.
 
Na primeira sondagem de opinião realizada pelo Centro Jerusalém de Comunicação, 46,7% dos palestinos disseram que o Hamas foi vitorioso em Gaza contra 9,8% dos votos em Israel e 37,4% que não declaram vitória para nenhum lado do conflito.
 
Quanto à escolha em caso de eleições palestinas, 28,6% dos participantes votariam no Hamas, resultado 9% superior ao registrado em Abril de 2008. já o Fatah caiu de 34% para 27,9% dos votos pesquisados.
 
A pesquisa mostra também o crescimento do nível de confiança no primeiro-ministro afastado do Hamas, Ismail Hania, de 12,8% em outubro de 2008 para 21,1%. Já a confiança no Presidente palestino caiu de 15,5% para 13,4%.
 
Também cresceu a crença de que os foguetes palestinos ajudam os objetivos nacionais palestinos, de 39,3% em outubro de 2008 para 50,8%.
 
53% dos entrevistados dizem apoiar operações militares contra alvos israelenses durante as atuais condições políticas. Já 55,4% apóiam ataques contra civis israelenses, resultado 5% superior ao registrado em outubro de 2008.
 
Também cresceu a oposição às negociações de paz que tinha apoio de 40,9% dos palestinos em outubro de 2008, contra 34,7% dos votos pesquisados após a guerra israelense em Gaza.
 
30,6% dos pesquisados preferiram maior participação de mecanismos internacionais, supervisionados pela ONU, para a reconstrução de Gaza, 23% defenderam que o Hamas seja o encarregado e 13,7% escolheram a autoridade palestina.

De acordo com o Centro Jerusalém de Comunicação, 60 pesquisadores entrevistaram mais de 1198 palestinos maiores de 18 anos, em todo o território palestino.
 
Para especialistas, os resultados só confirmam as previsões de que a política militar israelense aumentaria o radicalismo em ambos os lados, e afastaria as sociedades da opção pela paz.

Com agências internacionais

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.