Principal > Política > Notícias
Português العربية
    Tuesday, July 14, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


51% dos eleitores participaram das eleições no Iraque

 Imprimir Agências | 01/02/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Sete milhões e meio de iraquianos (51% dos eleitores) votaram nas eleições provinciais realizadas ontem no Iraque para escolher 440 parlamentares, informou hoje o presidente da Comissão Eleitoral Independente, Farah al Haydary. O número é 4% menor do que o registrado nas eleições de 2005.

Segundo agência local "Aswat al-Iraq", ele disse que os resultados da eleição serão divulgados no final desta semana.

A coalizão política liderada pelo primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, é favorita às primeiras eleições desde 2005.

Elas escolherão os governadores locais de 14 das 18 províncias do país.

Não houve votação nas três províncias autônomas do Curdistão iraquiano e nem na província multiétnica de Kirkuk, que tem um status especial.

Na província de Ninawa, uma das mais castigadas pela guerra e por conflitos armados desde 2003, a presença nas urnas chegou a 60%, segundo as autoridades eleitorais.

Desta vez, não houve o boicote dos sunitas, como na eleição nacional de 2005, mas a ausência dos curdos -cujas províncias não tiveram eleições e que haviam comparecido em massa há três anos- diminuiu a participação.

A Comissão Eleitoral Independente divulgou que 3 listas eleitorais foram multadas por infringir as leis eleitorais, mas não divulgou seus nomes.

De acordo com os primeiros resultados não oficiais estabelecidos com os comitês eleitorais locais, a "Coalizão do Estado de Direito" de Maliki bate suas concorrentes em seis províncias xiitas do sul e em Bagdá, onde os primeiros números já são conhecidos. A lista do premier aparece em segundo lugar na província xiita de Kerbala.

Os primeiros resultados das eleições de sábado devem ser anunciados dentro de cinco dias, e os resultados definitivos daqui a várias semanas, declarou Staffan de Mistura, o representante da ONU no Iraque.

 Imprimir
No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Veja Também

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.