Principal > Islamismo > Práticas islâmicas
Português العربية
    terça-feira, 23 de maio de 2017
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


A Reza (Salat)

 Imprimir Arabesq | 12/11/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

É dever, um dos mais importantes pilares do Islã. A reza é tida como o momento de aproximação com o criador. Sua prática preservaria o homem da obscenidade e do ilícito, mais importante que isso, seria um constante diário para lembrar do criador, pois é praticada cinco vezes ao dia em espaços fixos de tempo. (C:17 V:78)

Portanto mesmo que aparentemente seja um trabalhoso método de adoração, em filosofia, se torna um treino para o fortalecimento espiritual e controle dos instintos e desejos maléficos diários. (C:28 V:45 ; C:23 V:1 – 9).

Como em outros pilares e práticas do islamismo, é necessária verdadeira entrega mental e espiritual no momento da sua prática.

Todo muçulmano saudável que atingir a puberdade deve iniciar o exercício deste pilar, exceto mulheres em período menstrual ou com sangramento pós-parto. Mesmo indivíduos com dificuldades físicas podem orar, substituindo algumas etapas físicas por movimentos simbólicos de acordo com suas restrições.

Horários das Orações:

- Oração da aurora (Salat Alfajr): Esta oração deve ser realizada entre a aurora (Período antes do nascer do Sol, quando este já ilumina a parte da superfície terrestre ainda na sombra),  e o completo nascer do sol. (2 ciclos “Rakaa”)

- Oração do meio dia (Salat Alzhohr): deve ser realizada entre o momento que o sol passar da posição do meio dia, até o inicio do pôr do sol. (4 ciclos “Rakaa”)

- Oração da tarde (Salat Alasr): deve ser realizada depois da oração do meio dia e pouco antes do inicio do pôr do sol. (4 ciclos “Rakaa”)

- Oração do Pôr do sol (Salat Almaghreb): inicia-se com o pôr do sol, até o anoitecer (momento em que desaparecer o fulgor vermelho no horizonte). (3 ciclos “Rakaa”)

- Oração da noite (Salat ALisha): no intervalo de tempo entre a oração do pôr do sol até a meia noite. (3 ciclos “Rakaa”)

O Chamado:

Ao chegar o horário das orações as mesquitas iniciam o chamado à oração o (Adann), que apesar de não ser obrigatório é altamente recomendável. Este chamado é símbolo distinto do islamismo.  Tem por finalidade chamar os muçulmanos para a oração. Ouvir ou não o (Adann) não interfere na obrigatoriedade de realizar as orações.

O Preparo Para A Oração:

O muçulmano pode orar em qualquer lugar que esteja, ou se dirigir para a mesquita, mas antes de praticar a oração é necessário que faça a ablução (Wudu), rito citado no alcorão que, além da ablução física simbólica, visa principalmente o preparo espiritual para a oração, pois para realizar o (Wudu) o muçulmano deve estar limpo fisicamente.

Caso esteja em ambiente sem água, ou outras condições que não permitem realizar o Wudu, o muçulmano pode utilizar do Tayamum, através do qual usa as mãos cobertas por fina camada de terra limpa, para esfregar o rosto e as mãos.

As vestimentas masculinas devem cobrir suas partes intimas, do umbigo aos joelhos. As mulheres totalmente cobertas, incluindo a cabeça e o cabelo, exceto o rosto e as mãos.

A Oração:

Com a ablução finalizada o muçulmano deve ficar de pé em lugar limpo de frente para a Caaba na cidade de Meca (Arábia Saudita). Nem sempre foi assim, antes de Meca os muçulmanos praticavam a oração em direção ao monte do templo onde fica hoje a mesquita de Jerusalém na palestina.

Depois de se posicionar de frente para a Caaba, o muçulmano, deve declara a sua sincera intenção de rezar para se aproximar de Deus.

A oração é um conjunto de ciclos chamados de (Rakaat), cada ciclo (Rakaa) consiste em:

1. Ficar de pé recitando o Alcorão sagrado (o capítulo de abertura “Al-fatiha” e outro capítulo de livre escolha)
2. Glorificar a Deus curvando-se até apoiar as mãos nos joelhos e as costas esticadas e recitar “Subhaana rabbi al-'azim wa bihamdih”
3. Ficar de pé novamente e recitar “Sami'a Allahu liman hamidah”
4. Glorificar a Deus e prostrar-se (Sujud) e recitar “Subhaana rabbi al-a'laa wa bihamdih“
5. Glorificar a Deus e ajoelhar-se sentando sobre os calcanhares e recitar “Astaghfirullaaha rabbi wa atubu ilayh”
6. Glorificar a Deus e repetir o (Sujud)

O numero de ciclos em cada oração varia de acordo com os horários das orações.

A Oração (Salat) deve necessariamente ser cumprida usando o idioma árabe pois o alcorão só deve ser recitado nesta língua, regra desnecessária quando for uma oração ou súplica pessoal para Deus, que pode ser realizada em qualquer idioma.

 Imprimir
Arabesq
Textos assinados pelo portal arabesq são resultados de pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores do Portal Arabesq
pesquisa@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
Heriberto 11/12/2008 20:23:33
Acho isso uma loucura , essas pessoas sao obrigadas pela força dos braços de lideres malucos

silvana. 13/12/2008 12:38:13
por favor porque so Os mulcumanos podem seguir a idiologia do Islãm?

Lucia 23/12/2008 08:37:25
Eu acho muito interessante, mas exige muito das pessoas. Pelo o que entendi, eles passam quase que o dia todo rezando. Mas é claro que devemos respeitá-los. O mais interessante é que conheci um homem arábe que mora na Argélia. Ele é muito lindo. Além de belo, tratá-me e respeita-me muito e bem. Gosto do mundo arábe.

KATIUSCIA 29/12/2008 14:04:27
ACHO A CULTURA ARABE MARAVILHOSA E A RELIGIAO MUÇULMANA SIMPLISMENTE MAGICA! SOU BRASILEIRA DE NAÇAO E PALESTINA DE CORAÇAO!!

lucinha 31/12/2008 18:59:25
Eu amo meu habibi, sou brasileira e ele é árabe egipcio, quando casarmos não vou mudar de religião, nós vamos nos respeitar, eu amo meu Habibi e serei esposa dele para sempre,,amo meu Alim,,amo meu futuro esposo,,

Sarah 15/01/2009 16:35:38
A relegião Islâmica é maravilhosa, acho q pessoas antes de criticar deveriam conhecer primeiramente...

Saad Mahmmoud al Bakr 24/01/2009 10:44:16
Prezado Heriberto, Não blasfeme contra o Islam e a oração dos crentes. Informe-se mais, leia e aprenda sobre a nossa fé. Vá a uma mesquita, uma mussala, um centro islâmico e participe, mesmo não sendo muçulmano, do momento de paz e reflexão que são as 5 orações diárias. Seja benvindo. Allah Wa Ta'ala.

Osman Bagdêde 09/02/2009 09:04:36
Correta e adequada a sua resposta, Saad, para Heriberto. Espero que ele aceite seu conselho.Salaam aleikum.

Saad Mahmmoud al Bakr 11/02/2009 06:28:32
Irmão Osman, Alaykum Assalam. Obrigado por suas palavras. Não fiz mais que praticar a minha 'jihad' em defesa de Allah, Elevado Seja, do Islam e do honrado Profeta Muhammad - Salah Alahu Aleihi Wa Salaam. JazakAllah Fikom.

Alexandre 23/02/2009 18:20:48
Sou brasileiro convertido, e com muito orgulho, e a religiao islamica e maravilhosa que Allah abençoe todos os muçulmanos.

12345
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Entenda a prática da "Salat", o momento de aproximação com o criador que preservaria o homem da obscenidade e do ilícito Entenda a prática da "Salat", o momento de aproximação com o criador que preservaria o homem da obscenidade e do ilícito
Rádio Arabesq
Relacionados
+ Populares - Islamismo

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.