Principal > Islamismo > Práticas islâmicas
Português العربية
    quinta-feira, 30 de março de 2017
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Zakat – A Purificação Através Da Caridade

 Imprimir Arabesq | 13/05/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

É o terceiro pilar do islã. A Palavra Zakat significa purificação e crescimento.

Praticar a caridade “Zakat” era originalmente um ato voluntário, mas ainda no início do islamismo a prática tornou-se um sistema legalizado e obrigatório de “taxa aos menos favorecidos”. O seu conceito é derivado do dever de todo muçulmano dividir sua riqueza com os menos prósperos e que passam por maus tempos, com isso purifica a própria riqueza e permite que as doações movimentem o sistema gerando maior crescimento e prosperidade.

Portanto a Zakat é uma obrigação religiosa, distinta da realização de voluntárias doações adicionais chamadas de “Sadaqa”, um ato de caridade igualmente meritório, mas não obrigatório.

O Alcorão não define claramente o montante e a freqüência da obrigação do Zakat, mas deixa a decisão do valor da Zakat para a consciência do muçulmano, desde que não corrompa o “doador” com o sentimento de posse e não envergonhe o receptor. Normalmente é praticada anualmente no mês de Ramadã, com a doação de aproximadamente 2,5% da riqueza em dinheiro, ouro, prata e itens comerciais. Outras taxas são usadas para mercadorias, animais e produtos de agricultura.

A Zakat deve ser praticada em beneficio dos menos favorecidos, principalmente aos pobres e necessitados, órfãos, doentes, viajantes,  coletores da Zakat, devedores e aqueles que lutam pela fé voluntariamente. Antigamente a Zakat também era usada para libertar escravos e prisioneiros.

O não pagamento da Zakat é entendido como um pecado que será julgado no Dia do Juízo Final (Yaum al-Qiyamah).

Aqueles que estão pobres ou geram menos que certo montante de riqueza ficam livres da obrigatoriedade da Zakat.

 Imprimir


COMENTÁRIOS
 
Rubens Alcindo 22/08/2009 11:09:14
O islamismo é uma das Religioes que não tem midia os que agreditam num só criador e um PROFETA que veio com a missão para comdusir a humanidade com respeito em todos seguimentos da esistemcia humana orientando o homen pelo caminho da justiça na sua integra o homen com toda tecnologia que esiste não deve esquecer numca de ALLA e o seu PROFETA.

El Carmo 18/02/2011 13:09:32
É um belo exemplo de vida para os brasileiros que se enriquecem às custas do sacríficio das classes menos favorecidas. Onde no Islamismo a Zacat, que não é esmola, é lei, no ocidente a caridade toma a característica de esmola que humilha a quem recebe e certo sentido cria orgulho em quem dá. Devemos difundir a prática da Zacat, não para se vangloriar, mas para mostrar ao mundo a diferença em relação à esmola que humilha.

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Zakat – A Purificação Através Da Caridade Zakat – A Purificação Através Da Caridade
Rádio Arabesq
Relacionados
+ Populares - Islamismo

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.