Anunciado acordo entre Ministros do CCG para a União Monetária do Golfo

Receita de Anunciado acordo entre Ministros do CCG para a União Monetária do Golfo

A | A
o acordo é um passo fundamental para preparar o CCG para o sistema de moeda unificada

Os Ministros de finanças do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) aprovaram o acordo para a união monetária do golfo em reunião em Jeddah na Arábia saudita esta quarta feira. e decidiram recomendar o acordo para a próxima cúpula do golfo.

o acordo é um passo fundamental para preparar o CCG para o sistema de moeda unificada.

Youssef Kamal, Ministro de finanças do catar e atual presidente do  conselho de cooperação financeira no CCG, confirmou que o acordo pela união monetária será submetido ao Conselho Ministerial sob recomendação de fazer parte da próxima cúpula em Muscat, para aprovação e implementação do acordo. Mas se recusou a determinar o período para lançamento da moeda única do Golfo. 

O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss, esteve presente na reunião onde apresentou um relatório completo sobre a economia mundial e a última crise econômica nos EUA, apresentou especialmente dados sobre os bancos que declararam falência. Neste contexto o Ministro das finanças do Catar afastou a possibilidade de qualquer efeito da atual crise americana sobre os países do CCG.

Na reunião foram aprovados também as recomendações sobre os projetos de cooperação em recursos hídricos, e a rede ferroviária entre os países do CCG. Ambos os projetos necessitam da aprovação na próxima reunião do Conselho.

O Diretor-geral do Fundo Monetário Internacional havia alertado sobre os desafios de estabelecer a União Monetária do Golfo em 2010, data prevista para a implementação do projeto.

Para Dominique, os principais desafios são: as altas taxas de inflação na região e a dificuldade de decidir o sistema que determinará as taxas de cambio da moeda.

Especialistas financeiros duvidamd a possibilidade de alcançar a meta da união monetária até 2010 apesar dos esforços multiplicados do CCG para cumprir o prazo.