Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Tuesday, June 02, 2020
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Anunciado acordo entre Ministros do CCG para a União Monetária do Golfo

 Imprimir Agências | 19/09/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

Os Ministros de finanças do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) aprovaram o acordo para a união monetária do golfo em reunião em Jeddah na Arábia saudita esta quarta feira. e decidiram recomendar o acordo para a próxima cúpula do golfo.

o acordo é um passo fundamental para preparar o CCG para o sistema de moeda unificada.

Youssef Kamal, Ministro de finanças do catar e atual presidente do  conselho de cooperação financeira no CCG, confirmou que o acordo pela união monetária será submetido ao Conselho Ministerial sob recomendação de fazer parte da próxima cúpula em Muscat, para aprovação e implementação do acordo. Mas se recusou a determinar o período para lançamento da moeda única do Golfo. 

O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss, esteve presente na reunião onde apresentou um relatório completo sobre a economia mundial e a última crise econômica nos EUA, apresentou especialmente dados sobre os bancos que declararam falência. Neste contexto o Ministro das finanças do Catar afastou a possibilidade de qualquer efeito da atual crise americana sobre os países do CCG.

Na reunião foram aprovados também as recomendações sobre os projetos de cooperação em recursos hídricos, e a rede ferroviária entre os países do CCG. Ambos os projetos necessitam da aprovação na próxima reunião do Conselho.

O Diretor-geral do Fundo Monetário Internacional havia alertado sobre os desafios de estabelecer a União Monetária do Golfo em 2010, data prevista para a implementação do projeto.

Para Dominique, os principais desafios são: as altas taxas de inflação na região e a dificuldade de decidir o sistema que determinará as taxas de cambio da moeda.

Especialistas financeiros duvidamd a possibilidade de alcançar a meta da união monetária até 2010 apesar dos esforços multiplicados do CCG para cumprir o prazo.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Youssef Kamal, Ministro de finanças do catar e atual presidente do  conselho de cooperação financeira no CCG Youssef Kamal, Ministro de finanças do catar e atual presidente do conselho de cooperação financeira no CCG
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.