Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Tuesday, August 20, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Crise americana pode afetar mercado imobiliário árabe

 Imprimir al-arabiya | 18/09/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Especialistas no mundo árabe acreditam que alguns dos investimentos imobiliários na região do Golfo Árabe se encontram dentro do perímetro do terremoto que atinge os mercados internacionais. Apesar da distancia do centro da crise podem sofrer impactos mesmo que pouco significativos.

Outro grupo discorda, acreditando que o mercado árabe está “imune” das conseqüências da crise.

A crise econômica americana com repercussões globais tornou-se o assunto constante dos funcionários e da classe média nos países do Golfo, alimentndo a esperança que a crise leve ao declínio dos preços dos imóveis alavancados pela grande demanda de investidores estrangeiros.

O Administrador-geral da ‘Almazaia Holding’, Khaled Asbite, acredita que "a região do Golfo não está isolada do mundo, a nossa economia e os nossos mercados estão abertos, portanto sofreremos as conseqüências do choque financeiro global, que impactará diretamente alguns sectores, incluindo o imobiliário... alguns dos investidores e desenvolvedores no setor, enfrentarão dificuldades para conseguir investimentos, assim como os compradores enfrentaram maior rigidez pelos financiamentos”.

Khaled acrescentou, em entrevista à ‘alaswaq.net’, que espera o "surgimento de novos empreendimentos imobiliários adaptados à nova realidade que equilibrem oferta e demanda".

Coincidência de circunstâncias negativas

A mudança negativa no mercado global coincide com a necessidade de corrigir os preços recordes dos imóveis no Golfo Árabe.

Nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, o setor imobiliário tem sido exposto este ano a uma serie de abalos entre eles a descoberta de casos de corrupção financeira e administrativa em algumas das maiores empresas do setor, afetando a confiança pelas mesmas no mercado, pelo uso de fraudes e atrasos coordenados na entrega dos projetos, objetivando limitar a concorrência, mantendo os preços a níveis recordes.

Um especialista do setor de imóveis nos Emirados, Dr. Imad al-Jamal, entende que "A combinação destes fatores, domésticos e internacionais, reduzirão os preços em níveis ainda não previsíveis... especialmente porque eles (os fatores) coincidem com o período habitual de redução do mercado no verão”. Imad entende que as alegações de imunidade do mercado no Golfo "têm como objetivo dar proteção psicológica ao mercado, Mas na realidade, a economia da região está aberta ao mundo, e depende quase inteiramente das importações o que a torna vulnerável".

O presidente da União das Câmaras de Comércio e Indústria no emirado de Abu Dhabi, Salah Salem bin Amir Al Shamsi, disse que "Existem muitos fatores garantindo proteção ao mercado imobiliário emirati; o mais importante deles é que os bancos concedem empréstimos com garantias suficientes; alem disso o mercado imobiliário nos EAU depende essencialmente da demanda local e regional que está em crescimento, e que o investimento estrangeiro, na maior parte, é centrado em indivíduos".

Refaat Abdel Halim Alfaaouri, Diretor-geral da Organização Árabe para o Desenvolvimento Administrativo, declarou à agência Reuters que "os investidores árabe estão preocupados pelo possível impacto dos problemas de hipoteca nos Estados Unidos e no mundo sobre os mercados internos”.

O especialista saudita, Bin Abdullah Ahmad Amolut, vê que "a especulação influencia os mercados da região, e cabe aos órgãos oficiais prestar esclarecimentos sobre os efeitos da crise global".

Amolit, acredita na redução dos preços imobiliários no golfo árabe nos próximos 2 meses.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Especialistas debatem a imunidade do mercado árabe perante a crise mundial, e acreditam na redução de preços dos imóveis. Especialistas debatem a imunidade do mercado árabe perante a crise mundial, e acreditam na redução de preços dos imóveis.
Rádio Arabesq

Países Árabes