Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Monday, September 16, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Países do CCG devem investir fortemente na agricultura africana

 Imprimir Emirates News Agency | 19/08/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

O Professor Mohamed al-Adel Ghandour especialista em tecnologia agrícola moderna afirmou, em palestra realizada no Centro de Assuntos da Mídia em Abu Dhabi, que as condições regionais e globais impõem ao CCG (Conselho de Cooperação do Golfo) a estratégia de investir em agricultura na África, principalmente após o aumento dos preços de produtos alimentícios em 75% desde o ano de 2000. O professor explica sua teoria com a informação do aumento das importações em produtos alimentares dos países do CCG para 12 bilhões de dólares ao ano.

Segundo o professor, a Arábia Saudita é a maior importadora destes produtos seguida pelos Emirados Árabes, isso explica a orientação de ambos os países para celebrar acordos internacionais que asseguram a disponibilidade de alimentos e diversificam suas fontes. Alem de considerarem a estratégia de investir em agricultura no Sudão, Egito e Paquistão.

Aumento Dos Preços

O especialista considerou que os investimentos árabes em agricultura estrangeira tornaram-se parte da política de investimento dos Estados que estudam adquirir mais de 100 mil hectares de terras agrícolas no Paquistão no valor de 500 milhões de dólares, e 70 mil hectares no Sudão.

Para Al-Ghandour, o aumento nos preços dos produtos alimentares colaborou para cerca de 30% da inflação nos Estados do CCG, responsabilizando pelo aumento a produção de bicombustíveis, os elevados preços do petróleo, os limitados recursos hídricos e a crescente demanda por produtos agrícolas.

Apostando no Continente Negro

O professor Mohamed explicou que existem muitas oportunidades disponíveis para investimentos agrícolas em países Africanos para os estados do Conselho de Cooperação do Golfo, em particular no Sudão. E recomenda que os investimentos levem como prioridade as culturas estratégicas para preencher a lacuna alimentar nos países do CCG. Alem da necessidade de investir na expansão da indústria agrícola.

O especialista recomenda também o investimento em pecuária, viveiros de peixes, madeira e plantas ornamentais, já que carregam alto valor agregado e proporcionem oportunidades de emprego para os jovens.

O especialista adianta a necessidade de desenvolver as instituições financeiras nos países africanos, para garantir o investimento em infra-estrutura e facilitar as transações financeiras, dois fatores essenciais para o sucesso da nova estratégia do CCG.

Veja Também:

Golfo Árabe investe em agricultura de outros países
Marrocos isenta imposto sobre grãos

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.