Kuwait planeja reservar seu petróleo no exterior

Receita de Kuwait planeja reservar seu petróleo no exterior

A | A
Planejamento a longo prazo leva Kuwait a implementar estratégia de segurança economica caso haja guerra no Irã
Fontes do setor petrolífero e diplomatas estrangeiros, disseram que o Kuwait, membro da OPEC, planeja a longo prazo aumentar suas reservas externas de petróleo. Devido à escalada das tensões internacionais entre o Irã e o Ocidente, que no futuro poderão resultar em uma guerra.

O Kuwait estaria prevendo a criação de instalações de armazenagem nos países asiáticos como a China e o Vietnã, com a construção de refinarias nos dois países.

Em abril passado o Vietnã assinou um acordo com o Kuwait e com uma série de empresas japonesas, para a construção de uma refinaria a um custo de 6 bilhões de dólares, que produzirá 200 mil barris/dia começando a funcionar no prazo de cinco anos.

Na China, o Kuwait optou pelas empresas Royal Dutch Shell e a Dow Michal como parceiros em potencial em um projeto conjunto para a construção de uma refinaria, e um projeto petroquímico com a empresa Sinopec, no sul da China. Os estudos de viabilidade estão sendo realizados agora.

Kuwait, é o sétimo maior exportador de petróleo do mundo, todas suas exportações, 1,7 milhões de barris/dia, são transportadas para o mundo através do Estreito de Ormuz, sem rota alternativa.

Irã ameaça dificultar a navegação pelo estreito caso seja vitima de um ataque.