Iraque deseja reconstruir Bagdá

Receita de Iraque deseja reconstruir Bagdá

A | A
Revelado plano de 3bi de dólares para reconstruir algumas regiões da capital destruída pela guerra

Autoridade iraquiana revelou na quarta-feira (23/07), que o Iraque deve investir 3 bilhões de dólares nos próximos três anos na reconstrução da capital Bagdá, em especial as áreas xiitas pobres e densamente povoadas.

Tahsin Al Shaykhali, porta-voz do projeto de segurança de Bagdá, disse em uma coletiva à imprensa que o dinheiro será utilizado para projetos de habitação, hospitais, escolas e infra-estrutura.

Shaykali disse também que o Primeiro Ministro do Iraque Nouri Al-Maliki tem o desejo de reforçar a segurança através dos investimentos, para proporcionar oportunidades de trabalho ao “exército de desempregados no país”, porém Shaykali não sabe quando o projeto será colocado em pratica. Mas segundo ele que, o primeiro-ministro foi claro quando afirmou que este ano será um ano de reconstrução e de serviços, e não apenas de operações militares, mas também políticas e de segurança.

A infra-estrutura no Iraque foi destruída após a Guerra de ocupação dos Estados Unidos sobre o país. Estimativas afirmam ser necessário, para a reconstrução da capital Bagdá, 30 bilhões de dólares, e para a reconstrução de todo o Iraque, 400 bilhões de dólares.