BusinessWeek: Sauditas não cumprirão os12 mi barris/dia em 2009

Receita de BusinessWeek: Sauditas não cumprirão os12 mi barris/dia em 2009

A | A
A produção petrolífera na Arábia Saudita tem conseguido acalmar os mercados quando necessário por anos, mas com o aumento da demanda e os conflitos militares e políticos, essa habilidade tem sido limitada mesmo com a colaboração Saudita ao bombear maiores quantidades de petróleo.
 
A revista “BusinessWeek” alega ter acesso a dados de campo, coletados em 9 de julho na Arábia Saudita, que indicam a incapacidade da mesma de produzir o que afirma estar planejando para os próximos 5 anos.
 
Segundo a revista, as autoridades Sauditas estariam planejando aumento da produção para 12.5 milhões de barris em 2009, podendo quebrar a barreira dos 15 milhões se o mercado demandar, isso em comparação com os 10 milhões produzidos hoje.
 
Mas um documento detalhado, que teria sido obtido pela “BusinessWeek”, sugere que a empresa Aramco (companhia estatal de produção petrolífera da  Arábia saudita)  só poderá produzir 12 milhões de barris por dia no ano de 2010 e apenas será capaz de manter esse nível de produção por um período curto e em situações de emergência.