Iraque já é segundo maior produtor da Opep

Receita de Iraque já é segundo maior produtor da Opep

A | A

O Iraque já é o segundo maior produtor da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo), com uma produção de 3,2 mbd (milhões de barris diários), anunciou o passado domingo o vice-primeiro-ministro iraquiano, Husein al-Shahristani. ‘A nossa produção é agora superior à de países como o Irão, os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait’, declarou al-Shahristani.

O Iraque procura aumentar a sua produção e as suas exportações de petróleo, principal fonte de receita do Estado num momento em que o sector petrolífero iraniano está sujeito a sanções económicas devido ao polémico programa nuclear desenvolvido por Teerão.

No seu último relatório mensal, a Opep refere que a produção iraquiana atingiu os 3,079 mbd em Julho, ao passo que a do Irão foi de 2,817 mbd. Estes valores representam 400.000 bd (barris por dia) a mais para o Iraque desde o ?nal de 2011 e 700.000 bd a menos para o Irão. A diferença pode aumentar uma vez que o Iraque planeia desenvolver a sua produção nos próximos anos com a assinatura de vários contratos de extracção com empresas estrangeiras.

Segundo o ministro do Petróleo iraquiano, Abdelkarim al-Luaybi, Bagdad quer aumentar a sua produção para 3,4 mbd este ano.

O Iraque tem reservas comprovadas de 143,1 biliões de barris de petróleo e 3,2 triliões de metros cúbicos de gás, as quais são das maiores do mundo.