Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Sunday, September 22, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Fiep recebe comitiva dos países da Liga Árabe

 Imprimir RSS | 09/06/2012 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Com o objetivo de reforçar as parcerias comerciais entre os países árabes e o Paraná, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebeu nesta segunda-feira (04), em Curitiba, uma delegação formada por embaixadores e representantes diplomáticos dos países da Liga Árabe (Jordânia, Catar, palestina, Sudão, Argélia, Iraque Mauritânia, Kuwait, Arábia Saudita, Líbano, Omã e Líbia).

Segundo o vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Rommel Barion, este é o primeiro passo para aproximar estes países do Paraná e formar parcerias. ?Essa aproximação é de suma importância para a diversificação dos nossos negócios?, afirmou.

De acordo com o Embaixador Ramez Zaki Goussous, da Jordânia, decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, entre 2003 e 2011 o fluxo de comércio entre o Brasil e os países árabes cresceu 358%. ?Este encontro de hoje é uma oportunidade para estreitarmos ainda mais nossas relações?, disse.

O evento, organizado pela Fiep em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, contou com a presença de diversos empresários e dirigentes sindicais do Paraná, além do secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, do presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, e autoridades diplomáticas.

De acordo com Michel Alaby, diretor da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, dentre os interesses comerciais da comitiva está o setor de turismo e de alimentos. ?O bloco (árabe) tem uma força econômica muito grande para ser aproveitada. A primavera árabe pode trazer transtornos agora, mas vai trazer muitas oportunidades de cooperação?, afirmou.

Entre janeiro e abril deste ano o Paraná exportou aos países árabes um montante de US$ 503,3 milhões, sendo os principais produtos exportados carnes, açúcar e cereais. Em contrapartida, no mesmo período, importou dos países árabes US$ 54,50 milhões, com destaque para fertilizantes, plásticos e vidros.

Na área do turismo, diversos oportunidades de cooperação foram debatidas. O embaixador do Catar, Jamas Nasser Al-Bader, afirmou eu o país está disposto a ampliar o número de linhas aéreas entre a capital Doha e o Brasil. Também o embaixador palestino, Ibrahim Mohamed Alzeben, destacou o potencial econômico do turismo religioso na sua região.

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
O Embaixador Ramez Goussous, da Jordânia, troca presentes com o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion (Foto: Mauro Frasson) O Embaixador Ramez Goussous, da Jordânia, troca presentes com o vice-presidente da Fiep, Rommel Barion (Foto: Mauro Frasson)
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.