Déficit orçamentário do CCG será de USD 30 bilhões em 2009

Receita de Déficit orçamentário do CCG será de USD 30 bilhões em 2009

A | A
Após superávit primário de 400 bilhões de dólares em 2008, os países do CCG parecem receber com pessimismo os resultados econômicos dos primeiros dois meses de 2009.

Relatório espera um déficit de 30 bilhões de dólares nos orçamentos somados dos países do CCG (conselho de cooperação do golfo) em 2009.

Após superávit primário de 400 bilhões de dólares em 2008, os países do CCG parecem receber com pessimismo os resultados econômicos dos primeiros dois meses de 2009 que sinalizaram a real dimensão dos efeitos da crise econômica global para as economias do Golfo Árabe. 

O relatório, elaborado pelo Secretariado da Federação das Câmaras do Conselho de Cooperação do Golfo, espera uma redução do ritmo de crescimento dos países do CCG para 3.5% em 2009, caso haja a exacerbação das repercussões da crise financeira. O crescimento médio do conselho alcançou a média de 5.6% em 2008. 

Os principais vilões são: A redução dos preços do petróleo, a diminuição do fluxo de capital estrangeiro e o declínio na procura de materiais de construção e indústria. 

O relatório prevê redução de 60% dos recursos provenientes da exportação de petróleo e gás em 2009, atingindo 200 bilhões de dólares caso a média do preço do Barril fique em torno dos 40 dólares.

Os dados analisados no primeiro bimestre de 2009 apontam também para a redução do investimento externo e da procura por imóveis em mais de um terço até 2012.

Segundo o relatório, as repercussões da crise financeira global e a recessão econômica refletiram sobre a indústria do Golfo, o que levou ao adiamento de projetos principalmente nas indústrias de petróleo e gás, petroquímica e de alumínio, refletindo fortemente sobre o setor bancário do Golfo.

Com agências internacionais.