Emir do Kuwait pede a aprovação de plano contra a crise financeira

Receita de Emir do Kuwait pede a aprovação de plano contra a crise financeira

A | A

O Emir do Kuwait, xeque Sabah Al Ahmed, tenta convencer a Assembléia Nacional do Kuwait (Parlamento) para apoiar o plano de estímulo econômico do governo elaborado para enfrentar a crise financeira mundial.

"Queremos passar o plano pelo parlamento ... Eu espero isso, e não ficarei feliz em caso da desaprovação pelo parlamento”, disse o Emir a jornais locais.

Ele informou que o Parlamento discutirá o plano na segunda-feira, e que seu país pode superar a crise econômica mundial pela solidez financeira do Kuwait.

O Emir garantiu que a partir de abril o Kuwait aumentará o orçamento da despesa pública.

O plano de estímulo econômico foi elaborado pelo grupo de estudos criado para analisar a crise financeira e elaborar medidas que ajudem o Kuwait a superar a crise e salve algumas empresas que enfrentam problemas para honrar as dívidas locais e internacionais.

Segundo a imprensa local, o plano permitirá ao governo emprestar recursos públicos a empresas privadas que enfrentam crise de liquidez.

Os legisladores discordaram sobre o plano, alguns defendem seu conteúdo e execução, mas outros acreditam que os recursos públicos devem privilegiar o socorro da população e das pequenas empresas, e pedem do governo que compre 17 bilhões de dólares das dívidas da população ao invés de salvar ricos empresários.