Principal > Economia > Notícias
Português العربية
publicidade
    Tuesday, August 20, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Guerra em Gaza mistura política e economia na cúpula do Kuwait

 Imprimir Al-jazeera | 18/01/2009 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

A política e a economia se misturaram na cúpula econômica do Kuwait, dedicada originalmente a tratar da cooperação econômica árabe.

A agressão israelense sobre Gaza e suas conseqüências devem dominar o trabalho da cúpula que começa nessa segunda-feira (19) sob o título “cúpula de desenvolvimento econômico e social”.

O ministro da informação do Kuwait, xeique Sabah Kalid Al-Sabah, afirmou em conferencia, que a solidariedade com Gaza foi acrescentada aos trabalhos ao lado da atual crise econômica mundial.

A cúpula reunirá todos os 22 países árabes, com a presença de 17 chefes de estado, analisará a forma de lidar com a atual situação econômica mundial e os efeitos da crise financeira mundial sobre os países árabes, informou Al-Sabah.

Ele acredita que a cúpula deve confirmar a responsabilidade da comunidade internacional sobre a agressão israelense e a proteção dos direitos do povo palestino, incluindo os direitos políticos inalienáveis para estabelecer o seu estado independente.

Para Sabah a cúpula do Kuwait confirmará a dimensão internacional da agressão israelense em Gaza e aliviar o sofrimento do povo palestino. E garantiu que a cúpula deve cumprir metas que caminham de encontro com a cúpula de Sharm el-Shaikh realizada nesse domingo no Egito.

Quanto à decisão de congelar as relações políticas e comerciais com Israel, tomada por Catar e a Mauritânia durante a cúpula de Doha, Sabah defendeu que esta é uma decisão que diz respeito à soberania desses países, num sinal de que a cúpula do Kuwait não abordará uma decisão conjunta pelo corte das relações de todos os estados árabes com Israel.

A cúpula econômica do Kuwait deve estudar também a possibilidade de criar um fundo para a reconstrução de Gaza, idéia semelhante à anunciada na cúpula do catar. Mas Sabah não quis confirmar se o fundo anunciado no Catar seria o mesmo a ser seguido no Kuwait.

Para Sabah esta é a primeira cúpula árabe dedicada a economia do mundo árabe, com o objetivo de melhorar o nível do cidadão árabe em termos de sua saúde e educação e o desenvolvimento do sector privado, o qual confirmou que terá o maior papel no futuro.

 Imprimir

COMENTÁRIOS
 
j,carlos 12/5/2010 1:53:43 PM
o incrivel que os usa boicota e pede para os outros paises,e a onu boicotar o ira e outros ,e israel que rouba macacra vive a vida de outros tais como os povos palestinos , jordanio egipcios ,sirios emfim aproveitando das terras e aguas alheias e nimguem faz nada isto é roubo ao extremose nada a onu (usa) faz nada osw habitantes da terra tem que boicotar produtos americano e israelence enquanto eles não reconhece que que ladroes da suberania do povos arabes e outros

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

Países Árabes
<
Arábia Saudita Argélia Bahrein Catar Djibouti
Egito Emirados Iémen Ilhas Comores Iraque
Jordania Kuwait Líbano Líbia Marrocos (em construção)
Mauritania (em construção) Omã Palestina (em construção) Síria Somália
Sudão Tunísia
VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS
Taxas

Moedas

Compra

Venda

Dinar Argelino

62.85

62.96

Dinar do Bahrein

0.37

0.37

Dinar Iraquiano

1,197.60

1,198.60

Dinar Jordaniano

0.70

0.701

Dinar Kuwaitiano

0.27

0.27

Dinar Líbio

1.19

1.19

Libra Sudanesa

2.05

2.06

Dinar Tunisiano

1.17

1.17

Dirham EAU

3.67

3.68

Dirham Marroquino

7.29

7.36

Franco Comorense


Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.