Principal > Cultura > Notícias
Português العربية
publicidade
    Wednesday, November 13, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Desde o antigo Egito Mel permite criatividade na culinária

 Imprimir Arabesq | 16/05/2012 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o mel tem mais de 70 substâncias importantes para o organismo humano.  Como todos sabem, mel é um alimento doce, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos.

Não se sabe exatamente quando o homem começou a usar o mel como alimento, mas no antigo Egito o produto já era conhecido e utilizado com diversas finalidades. Com o passar dos séculos, aprendeu-se a capturar enxames e instalá-los em "colmeias artificiais". Com a "domesticação" das abelhas, surgiu a apicultura.

O professor e agricultor aposentado Everaldo Alves Capucho, de 82 anos, que lançou recentemente em Londrina o livro “Apicultura - O Fantástico Reino das Abelhas”, lembra que além de "além de produzirem mel, geleia real e própolis, as abelhas polinizam plantas e são fundamentais no meio ambiente.”

O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibactericida.

Além de ser benéfico para a saúde o mel tem sido usado de forma criativa na culinária, indo muito além do famoso pão de mel.

Dicas para culinária

Veja algumas dicas do blog Saúde Sem Glúten:

1 - Para fazer caramelo, cozinhar o mel em uma panela até que caramelize.

2 - Para assados, misturar com vinho e pincelar a carne (frango, peru, porco) no final do cozimento.

3 - Para molhos, deixar reduzir o mel com vinho doce (Reduzir é deixar ferver, normalmente um molho, para diminuir o volume; diminuir o volume de um líquido pela evaporação/fervura).

4 - Se quiser fazer um molho agridoce, use o mel na mesma proporção que o vinagre ou limão.

5 - No molho de tomate, substitua o açúcar por mel.

Texto: Londrix Comunicação

 Imprimir

No momento não temos comentário, entre com o primeiro comentário aqui...
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq

VEJA TAMBÉM
MAIS VISTOS

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.