A jovem produtora saudita, Haya Saad Sultan (29), revelou ter se disfarçado com roupas masculinas para poder ver as partidas do seu time de futebol “al-Etihad” na cidade de Jeddah na Arábia Saudita.
Haya, que é torcedora fiel do Al-Etihad, teve que se disfarçar usando calça jeans e óculos de sol, escondendo o cabelo e qualquer outra marca que mostre sua identidade feminina para poder ver os jogos nos estádios exclusivos para os homens.
Ela divulgou sua estratégia após uma polemica lançada pelos meios de comunicação locais quando divulgaram que a jovem produtora usava roupas masculinas durante filmagens no deserto de Al-Taif.
Haya produziu o vídeo-clipe da música “Eu sou Beduíno” escrita pelo príncipe ‘Badr bin Abdulmohsen’, composta por ‘Saleh AL-shahri’ e interpretada pelo cantor Emirati ‘Aluasmi’. A produção será exibida durante a participação do cantor ‘Aluasmi’ no programa de grande audiência “poeta do milhão”, transmitido pelo canal Abu Dabi dos Emirados Árabes Unidos.
A matéria escrita, sobre a jovem, pelo jornalista Atallah Aljaid no jornal "Al-Watan", afirma que Haya ainda trabalha em produções particulares por ter apoio financeiro e moral de alguma personalidade importante na Arábia Saudita.
"Eu não conseguiria fazer nada sem essa pessoa” disse Haya ao jornalista, sem identificar o nome do fã.
Haya estudou produção de televisão em cursos técnicos na cidade de Jeddah, e trabalha usando o seu nome verdadeiro.
Seu sonho é usar o trabalho para produções que ajudem a melhorar a vida de crianças abandonadas e re-incluir os idosos na sociedade.
A Arábia Saudita, o país árabe mais conservador, proíbe às mulheres de dirigir qualquer veículo ou ver partidas de futebol nos estádios, evocando uma interpretação rigorosa do Islã, considerada exagerada pela maioria dos praticantes do islamismo no mundo.
Com Al-Arabiya