Caldo de cominho (chá de cominho)

Receita de Caldo de cominho (chá de cominho)

A | A  Imprimir
Ingredientes: Chá de cominho – Popularmente um digestivo, antimicrobiano e emagrecedor, mas é sempre uma boa bebida para esquentar os dias frios.

•    2 col. sopa de cominho
•    400 ml de água
•    1 col. sobremesa de sal (ou a gosto)
•    Suco de meio limão (ou a gosto)

Modo de Preparo:

1.    Ferva a água, apague o fogo, acrescente o cominho mexa um pouco e deixe descansar por 10 minutos.
2.    Coloque o sal e um pouco do suco de limão até ficar ao agrado, sirva bem quente, coado ou não.

Dica Arabesq

Não há quem tenha conhecido um país árabe tradicional, principalmente no inverno, sem se deparar nos menus dos cafés populares com a opção de “Bebida de Cominho”. Muitos arriscam e experimentam para então adorar ou odiar, não há outra opção.

Na realidade a bebida tem origem nos populares vendedores de rua de fava cozida “Ful Nabet” acompanhada do caldo de cozimento das favas com muito cominho, sal e limão. As pessoas sugavam o interior das gigantes favas verdes e deixavam a casca. De fava em fava bebiam o caldo que na realidade foi se tornando a parte preferida de todo o prato.

O chá de cominho ou a bebida de cominho surgiu ai, com essa preferência de degustar o caldo sem necessariamente comer as favas, e pode ser preparado da maneira como na receita acima.

As crenças populares atribuem à bebida poderes digestivos, antimicrobianos e de efeito emagrecedor. O caldo de cominho na antiguidade também era usado para identificar a falsa gravidez (por efeito de gases) da verdadeira.

O caldo também pode ser usado para temperar as favas durante o cozimento.

Review:17021
 Imprimir