Principal > Cristianismo > Textos
Português العربية
publicidade
    Monday, September 23, 2019
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


As Sagradas Escrituras

 Imprimir Arabesq | 08/07/2008 A | A
Publicidade
Consciencia Jeans

O documento escrito da Revelação de Deus é a Bíblia, palavra de origem grega que significa Livros. Referem-se a ela também como as Sagradas Escrituras. A palavra escritura significa simplesmente algum documento escrito.

A Bíblia foi escrita no transcurso de milhares de anos por muitas e diferentes pessoas. Se divide em dois “testamentos”,“pactos”, que significam “acordos”,“alianças”. Cada um destes Testamentos possui suas próprias Escrituras. Como livro a Bíblia contém muitos e diferentes tipos de escrituras: lei, profecia, história, poesias, relatos, orações, cartas e visões simbólicas.

O Antigo Testamento

A Escritura do Antigo Testamento começa  com os cinco livros  da  Lei  que  se  chamam “ Pentateuco” (Toráh). Algumas vezes se referem a estes livros como “Livros de Moisés”, pois a Tradição tem Moisés como seu escritor.

No Antigo Testamento também se encontram livros sobre a história do Povo de Israel, livros poéticos como os Salmos, provérbios, Sabedoria, livros de profecias que levam o nome dos Profetas do Antigo Testamento. A Igreja Ortodoxa aceita entre os livros verdadeiros os assim chamados “deuterocanônicos”.

O Novo Testamento

O centro do Novo Testamento da Bíblia são os quatro Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, a quem se lhes chama de Evangelistas, ou seja, aqueles que escreveram os Evangelhos. A palavra "Evangelho" vem do grego e significa “Boa Nova”.

Nas Escrituras do Novo Testamento se encontra também o livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas. Existem quatorze Epístolas (cartas) do Apostolo São Paulo, ainda que seja possível que algumas, como a carta aos Hebreus, não tenham sido escritas diretamente por ele. Ademais, existem três Epístolas escritas pelo Apostolo São João; duas pelo Apostolo São Pedro; uma atribuída ao Apostolo São Tiago e uma ao Apostolo São Judas Tadeu. Finalmente o livro do Apocalipse (revelação), escrito por São João.

Para o Cristão Ortodoxo a Bíblia é a principal fonte escrita da doutrina divina, já que Deus mesmo inspirou sua escrita através do Espírito Santo (ll Timóteo 3,16 . ll Pedro 1,21). Esta é a doutrina sobre a inspiração da Bíblia: homens inspirados por Deus escreveram as palavras que são verdadeiramente suas próprias palavras humanas, mas que, no entanto, se podem chamar, em conjunto, de Palavra de Deus. É assim que a Bíblia é a Palavra de Deus em forma escrita, pois contém não somente os pensamentos e experiências dos homens, senão também a Revelação do próprio Deus.

A Bíblia é o Verbo de Deus em forma escrita e seu coração. Todas as partes da Bíblia se interpretam na Igreja Ortodoxa à luz de Cristo, pois tudo o que está na Sagrada Escritura conduz a Cristo e fala sobre Ele (Lc. 24,44). Isto se simboliza na Igreja Ortodoxa pelo fato de que sobre o Altar se encontra somente o “Livro dos Evangelhos”, isto é assim porque tudo o que está na Bíblia se cumpre em Jesus Cristo.

 Imprimir
Monsenhor Dimitrios Attarian
Vigário da Catedral Ortodoxa Antioquina de São Paulo e secretário do Arcebispado. Ministra varios cursos de Ecumenismo e é professor de história e doutrina ortodoxa no Seminário da Congregação dos Legionários de Cristo em Itapecirica da Serra.
monsenhor@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
claudio 4/17/2009 9:29:25 AM
bom dia queria saber onde se encontra a biblia original escritas pelos apostolos essa é a minha grande duvida hj aguardo resposta obrigado

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Relacionados
Ads By Google

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.