Principal > Cristianismo > Práticas
Português العربية
publicidade
    domingo, 20 de agosto de 2017
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


A Oração – o respiro da alma

 Imprimir Dimitrios Attarian | 15/06/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

A alimentação e o descanso são indispensáveis para sustentar a vida física. A sabedoria, a arte e a cultura, de modo em geral, enriquecem as qualidades da alma de uma pessoa. A oração revela na pessoa o lado espiritual mais elevado de sua natureza.

Deus ama sua criação, ama a cada um em particular, como Pai Celeste. Tal como é natural dos filhos o desejo de ver e falar com seus pais, assim deve ser natural a nós, a vontade de se comunicar e conversar com Deus de maneira espiritual. Esta veneranda conversa da pessoa com Deus chama-se oração. A alma unindo-se com Deus durante a oração, une-se também com o mundo dos anjos e dos santos. A oração é a ligação de ouro do cristão, peregrino aqui na terra, com o mundo espiritual do qual faz parte e, sobretudo com Deus – fonte da vida.

A oração geralmente acompanhada de palavras e de outros gestos exteriores de veneração como o sinal da cruz, genuflexões... pode, porém elevar-se sem palavras ou qualquer outro gesto exterior. Essa oração profunda e interior é conhecida pela experiência de muitos cristãos dedicados e espiritualizados.

Veja:

Ave Maria em Siríaco 
Pai Nosso em Aramaico
Pai Nosso em Aramaico 

Durante a oração o cristão expõe diante de Deus toda a sua alma: o louva pela sua altíssima perfeição, o agradece por sua infinita misericórdia e pede-lhe conforme suas necessidades. Daí tiramos os três tipos de oração:

- Louvor
- Agradecimento
- Súplica (pedido)

Louvor é o mais absoluto e desinteressado tipo de oração. Quanto mais pura e impecável é a alma mais se refletem nela as altíssimas perfeições de Deus. Assim, os anjos no céu louvam a Deus sem cessar com um hino de louvor.

O agradecimento manifesta-se na pessoa pela recepção de bênçãos de Deus. Nasce naturalmente numa alma grata e sensível. Dos dez leprosos que foram curados por Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, apenas um, que era samaritano voltou para agradecer-lhe (Lucas 17:12-19).
Súplica ou pedido é o tipo de oração mais habitua. É revelado na pessoa pela consciência de sua fraqueza e falta de experiência. Por isso e necessário pedir a Deus perdão pelos pecados e ajuda para superar as faltas e as transgressões. Ás vezes, o pedido é evocado pela ameaça de algum perigo, ou alguma necessidade urgente, etc...

Contudo se a oração tem predominantemente só o caráter de pedido e se a voz de louvor e de agradecimento praticamente não são ouvidas, isso indica que nosso nível de progresso espiritual e moral está baixo.

Os diferentes tipos de oração, freqüentemente se unem entre si. Pedimos a Deus por nossas necessidades e ao mesmo tempo o louvamos por sua grandeza e bondade, o agradecemos por podermos dirigirmo-nos a Ele tão ousadamente como a um Pai misericordioso.

 Imprimir
Monsenhor Dimitrios Attarian
Vigário da Catedral Ortodoxa Antioquina de São Paulo e secretário do Arcebispado. Ministra varios cursos de Ecumenismo e é professor de história e doutrina ortodoxa no Seminário da Congregação dos Legionários de Cristo em Itapecirica da Serra.
monsenhor@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
Fatima Amorim 07/05/2009 17:06:09
entrei para procurar uma oração e ainda ñ encontrei... é meio assim.... Senhor se eu t amar por querer oceu exclui-m..se tiver medo do inferno joga m nele.....mas ñ escondas seu Rosto de mim....é isso..rs mas vou pesquisando enquant isso.. Meu coração ficou feliz por passar aqui. esta Oração o Respiro da alma é magnificaaaa D'us a bençoe a todos nós ! PAX e LUZ

Fatima Amorim 07/05/2009 17:14:53
PArabens pela orientação sobre como nosso coração deve invocar ao nosso Criador Celeste, muito lindo o alimento e respiro da alma, sem alimenta-la sem deixa-la respirar, morremos.. nos tornamos frios e artificiais...O Louvor é o Fogo Sagrado que impulsiona nossa caminhada nessa terra ! PAX

mirna 28/10/2009 07:48:11
sou angolana mais gosto das oraçoes e musicas arabes nao entendo arabe mas gosto

NAGIB CHAUL 11/01/2011 21:42:55
Lembrai de mim em vossas orações e súplicas. Shucram

sueli 10/09/2011 13:28:13
eu acho muito interessante a internet abordar esse tipo de assunto sobre religioes

E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Relacionados
Ads By Google

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.