Principal > Cristianismo > A Fé Cristã
Português العربية
publicidade
    quarta-feira, 28 de junho de 2017
ArabesQ
Newsletter

Receba as nossas notícias por e-mail


Introdução ao Cristianismo

 Imprimir Arabesq | 06/06/2008 A | A
Publicidade
Consciência Jeans

Cristianismo é a religião monoteísta centrada na vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré. É a religião com maior número de seguidores do mundo, aproximadamente 1.5 a 2 bilhões, o que representaria um terço da população humana. A fé cristã compartilha com o judaísmo a crença na tora, chamada pelos cristãos de “Pentateuco” ou “os cinco Livros” e também todo o “Antigo Testamento”. Mas revela sua continuidade, no evangelho ou “Boas Novas” de Jesus Cristo e outros textos de seus discípulos, conjunto de escritos que chamamos de o “Novo Testamento”, primeiro compendio doutrinal e moral do cristianismo.

O cristianismo surgiu com o inicio da pregação dos ensinamentos de Jesus Cristo, aos 33 anos de idade posteriormente com a expansão e difusão desses ensinamentos para todos os povos.

Os seguidores desta doutrina, os cristãos, crêem em Jesus como Filho de Deus, o Messias esperado e citado no Antigo Testamento. Jesus viveu, sofreu, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade do pecado.

Podemos considerar como os principais fundamentos do cristianismo:

A Revelação
Chamamos de Revelação Divina tudo aquilo que o próprio Deus revelou aos homens para que estes possam nele crer verdadeiramente, conseguir a eterna salvação e apresentar-lhe o mais digno louvor.

Essa Revelação Divina é difundida e conservada pela Igreja de dois modos:

Pela Sagrada Tradição: a transmissão oral das verdades divinas através das gerações, ou seja, tudo aquilo que devemos entender sobre a Fé.

Pelas Escrituras Sagradas: um conjunto de Livros escritos sob inspiração divina por homens santificados por Deus (Patriarcas, Profetas e Apóstolos) para conservar a Revelação Divina de maneira precisa e inalterada.

A parte Dogmática da doutrina está expressa no Símbolo de Fé ou Credo formulado no IV século de nossa era Cristã.

O Credo
É um conjunto de verdades escritas, que representam, de forma concentrada tudo aquilo que o Cristão deve crer. Essas verdades de Fé foram redigidas pelos Santos Padres dos dois primeiros Concílios Universais da Igreja que se realizaram nas cidades de Nicéia (ano 325 dc) e Constantinopla (ano 381 dc).

Estas Verdades Reveladas são a origem dos fundamentos da religião cristã. São a origem e a base da teologia e da própria Igreja, assim como o seu desenvolvimento e sua formação.

A liturgia
É a síntese da oração da Igreja Cristã “Lex orandi, Lex credendi” se crê de acordo com o que se ora.

Portanto a Liturgia é manifestação através do ato daquilo que a Igreja Cristã compreende por Fé. A experiência viva da vida litúrgica e sacramental cristã é a fonte principal de sua doutrina. Na liturgia da Igreja a Sagrada Escritura e a Santa Tradição se vivificam e formam parte da experiência do povo cristão.

As Sagradas Escrituras, a Santa Tradição, as definições dogmáticas, as Leis Canônicas derivadas destas revelações e a vida de oração da Igreja Cristã são inspiradas por Deus, e expressam sua vontade para com os homens. Assim sendo as fontes essenciais da Doutrina Cistã.     

 Imprimir
Arabesq
Textos assinados pelo portal arabesq são resultados de pesquisas realizadas pela equipe de pesquisadores do Portal Arabesq
pesquisa@arabesq.com.br

COMENTÁRIOS
 
Fernanda 30/05/2009 09:59:26
td o que eu tava procurandoo praticamente

Mariana 10/08/2009 22:50:23
encontrei quase tudo o q procurava

kathellyn 29/11/2009 15:32:12
aqui tinha tudo o que eu ja sabia e mais um pouco e me ajudou bastante no meu trabalho de historia

bruna 09/03/2010 14:28:41
amei esse site achei tudo qe precisava brigadinhuu

... 30/04/2010 20:19:26
Eu n encontrei o que queria, eu queria os fuundamentos cristãos

//// 04/05/2010 16:58:48
e muito bom

nessa 12/05/2010 14:01:54
a pobreza e tanta ne

#### 12/02/2011 14:40:20
nao axei nada ke procurava melhorem o site Bakas

152525 11/04/2011 16:06:37
nao achei o que queria queria os fundamentos

raissa 28/04/2011 08:47:56
ñ achei o q eu queria! queria os fundamentos!!! melhorem alguma coisa no site!!!

123
E você, o que acha disso?
*Título
*E-mail
*Nome
*Comentário
*País
Enviar
* Todos os campos são necessários, o email não será exibido junto ao comentário. Não serão aprovados comentários com conteúdo indecente, racista, desrespeitoso e que não seja relacionado ao assunto comentado.
ArabesQ não se responsabiliza pelo conteudo dos comentários.
Rádio Arabesq
Relacionados
Ads By Google

+ Populares

Copyright © 2009 ArabesQ, todos os direitos reservados.